A Microsoft não tem deixado muitos detalhes sobre funcionalidades do Windows que, eventualmente, acabam por ser descontinuadas. Desde o começo do ano que não foram confirmadas grandes mudanças neste ponto, mas parece que existe agora uma que se destaca.
A Microsoft confirmou em Fevereiro que vai descontinuar as suas APIs de Histórico de Localização, que eram usadas pelo Cortana e algumas das aplicações nativas de versões anteriores do Windows.
Agora, e acompanhando essa revelação de Fevereiro, a empresa confirmou que a aplicação UWP do Maps no Windows vai deixar de ser suportada em futuras atualizações do Windows. Ao mesmo tempo, as APIs do Windows Maps também serão descontinuadas.
Esta medida era algo certamente esperado, tendo em conta que a aplicação e as suas APIs não recebiam atualizações faz alguns anos. Ao mesmo tempo, a Microsoft tem vindo a mover as suas tecnologias para novas APIs, mais atualizadas e seguras.
Estas medidas possuem efeitos imediatos, sendo que a partir de 8 de Abril deixarão de ficar acessíveis para os utilizadores e programadores que ainda as usem. Esta medida não se espera que cause impacto significativo, tendo em conta que o número de utilizadores a usarem as mesmas é bastante residual.
A Microsoft aconselha os programadores a moverem as suas aplicações para usarem o Bing Maps e as APIs do Azure Maps, de forma a manterem as funcionalidades da plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!