As novas tarifas de Donald Trump lançaram um verdadeiro caos por todos os mercados, e certamente um dos que teve maior impacto foi o dos dispositivos eletrónicos e de tecnologia. Mas ao que parece, agora o presidente dos EUA volta um pouco atrás na decisão – embora não de forma completa, mas ainda assim com algo que pode ajudar algumas entidades.
De acordo com os recentes ajustes nas tarifas apresentadas por Trump, em importações realizadas para os EUA, existem agora novas categorias que vão encontrar-se isentas das mesmas. Entre estas encontram-se várias categorias dentro de produtos de tecnologia, como smartphones, computadores e componentes eletrónicos.
É importante relembrar que, sob as novas tarifas de Trump, a China é uma das mais afetadas, com taxas que podem atingir os 145%. Tendo em conta que muitos fabricantes usam componentes que são importados desta região, as medidas de Trump causaram um verdadeiro pandemónio sobre os mercados.
Com os novos ajustes, algumas categorias ficam agora isentas do pagamento de taxas, entre as quais as de smartphones, componentes eletrónicos, computadores, semicondutores, painéis solares, ecrãs de TV, memórias, sistemas de armazenamento e outros. A exceção de tarifas aplica-se a todos os produtos importados desde 5 de Abril.
É ainda importante relembrar que, face às medidas de Trump, a China também aplicou as suas próprias tarifas para os produtos importados dos EUA, em quase 125%. Neste caso, ainda se desconhece se a China vai ajustar as suas tarifas para diferentes categorias de produtos.
Atualmente existe uma forte rivalidade comercial entre a China e os EUA, que os analistas apontam que pode vir a piorar ainda mais nos próximos tempos. Esta rivalidade política pode vir a causar problemas sobretudo para os consumidores, em várias regiões, que serão certamente os mais afetados por todas as medidas aplicadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!