As autoridades de proteção de dados da Irlanda confirmaram que vão iniciar uma nova investigação contra a X. Em causa encontra-se a forma como a empresa de Elon Musk pode estar a usar os dados dos utilizadores para treino do modelo do Grok, sem autorização para tal.
Segundo revela a Data Protection Commission (DPC), existem receios de que a xAI pode estar a aproveitar a sua interligação com a X para usar os dados dos utilizadores no treino dos seus modelos de IA, nomeadamente nos modelos usados pelo Grok.
A entidade pretende analisar se a X e a xAI encontram-se a violar alguma das regras de proteções de dados na União Europeia, e se existe uma recolha massiva de dados dos utilizadores da X que pode estar a ser usada ilegalmente para o treino dos modelos de IA.
As autoridades vão agora analisar a forma como os dados pessoais dos utilizadores são analisados e processados dentro do modelo de IA. A relembrar que, caso a empresa seja acusada de violações da Lei do Regulamento Geral de Proteção de dados, esta pode ter de pagar uma multa que corresponda a 4% as suas receitas globais.
Por agora, a medida da DPC será apenas de investigação, e nenhuma acusação foi formalmente apresentada. No entanto, a DPC já tinha acusado a X, no passado, de usar os dados dos utilizadores para treino dos modelos do Grok, e indicou que a entidade deveria parar imediatamente com essa recolha não consentida.
A última vez que a DPC aplicou uma coima à entidade foi em 2020, na altura ainda como Twitter, no valor de 450.000 euros por não notificar a entidade sobre uma falha de segurança na sua plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!