Recentemente a X começou subitamente a recolher dados dos utilizadores da sua plataforma, para treino dos modelos de IA do Grok. Esta medida foi ativada por padrão para todos os utilizadores da plataforma, algo que certamente colocou em vista a privacidade de dados e do uso dos mesmos para treino de modelos de IA.
Face às críticas, e sobre o potencial de violar as leis europeias de proteção de dados, Musk decidiu suspender a recolha de dados dos utilizadores na Europa para treino dos seus modelos de IA.
Esta medida surge apenas alguns dias depois da Comissão de Proteção de dados da Irlanda ter confirmado que iria iniciar uma investigação da X sobre a possível recolha de dados ilegalmente. Face a esta investigação, a X decidiu suspender, pelo menos temporariamente, a recolha de dados para utilizadores na União Europeia.
A entidade terá sido questionada pelos consumidores sobre a legalidade da X em recolher ativamente os dados dos mesmos para treino dos modelos de IA. Esta medida foi realizada de forma repentina, com a X a fornecer apenas uma opção de desativar a recolha – que nem se encontrava disponível em todas as plataformas – e onde se encontrava ativada por padrão.
Apesar desta medida, ainda se desconhece como os utilizadores podem obter acesso aos dados que a plataforma poderá ter recolhido durante este período para o treino dos seus modelos. Ao mesmo tempo, a plataforma não possui um meio de comunicação externo para responder a estas questões, e a única forma de contacto encontra-se no perfil pessoa de Elon Musk, que é muitas vezes usado para divulgar detalhes sobre a plataforma.
De relembrar que, recentemente, a X decidiu também processar alguns dos anunciantes na plataforma pelo boicote realizado na mesma, depois de Musk ter adquirido o Twitter. Isto apesar de Musk ter referido, em várias ocasiões, que não iria ceder a “chantagens” dos anunciantes, tendo mesmo proferido várias palavras fortes contra os mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!