Em meados de 2021, quando a Intel começou a trabalhar numa nova arquitetura de processadores, que eram apelidados como os rivais diretos do Zen 5 da AMD, a empresa indicou que os primeiros detalhes dos mesmos poderiam vir a surgir em 2025.
E agora, com a data prevista, os primeiros rumores sobre esta arquitetura começam a surgir. E ao que parece, existem algumas mudanças que podem necessitar de ser feitas por parte dos consumidores que pretendam usar a mesma.
De acordo com as informações do reconhecido Jim Keller, a Intel encontra-se a trabalhar num “Zen 5 Killer”, que será apelidado de “Royal Core”. Esta nova arquitetura de processadores iria ainda englobar-se dentro da linha de processadores Nova Lake.
Embora os processadores Nova Lake estivessem previstos de ser lançados este ano, a Intel veio confirmar no inicio de 2025 que tal não iria acontecer, e que os novos modelos encontravam-se um ano atrasados – portanto a sua chegada ao mercado está prevista apenas para 2026.
A Intel parece entusiasmada com a chegada dos novos processadores, e espera que a nova arquitetura venha a criar um rival a sério para a linha de processadores mais recentes da AMD, tanto a nível de eficiência como de desempenho final.
No entanto, a nova arquitetura pode trazer algumas mudanças, tendo em conta que os rumores apontam que os novos processadores podem necessitar de um novo socket para funcionarem corretamente, apelidado de LGA1954.
Este socket será o sucessor direto do LGA1851, e deverá adotar as novas tecnologias necessárias para a arquitetura de processadores mais recente.
Ou seja, quem pretenda usar os novos processadores da Intel, muito provavelmente terá de adquirir também uma nova motherboard que tenha o socket LGA1954, o que se traduz em mais despesas finais. No entanto, a Intel acredita que a nova arquitetura pode vir a compensar para o futuro, trazendo melhorias significativas no desempenho final.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!