1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

logo da apple em sinal de parede

 

A Apple enfrenta uma pesada condenação financeira no Reino Unido. Um Tribunal de Recurso em Londres determinou que a gigante tecnológica terá de pagar 502 milhões de dólares (aproximadamente 465 milhões de euros à taxa de câmbio atual) à Optis Cellular Technology LLC. A decisão surge na sequência de uma longa batalha legal sobre a utilização não licenciada de patentes relacionadas com a tecnologia 4G.

 

A disputa pelas patentes 4G

 

O centro da questão reside na utilização, por parte da Apple, de tecnologia patenteada pela Optis nos seus iPhones e iPads. Segundo a decisão judicial, esta utilização indevida abrange o período entre 2013 e 2027. O processo, que teve início em 2019, gira em torno das chamadas patentes essenciais e dos termos de licenciamento FRAND (justos, razoáveis e não discriminatórios – Fair, Reasonable, and Non-Discriminatory).

 

A Apple argumentou que a proposta de licenciamento da Optis não cumpria os princípios FRAND. A empresa de Cupertino chegou mesmo a afirmar que a Optis "não fabrica produtos e vive exclusivamente de processar outras empresas usando patentes que compra", uma acusação comummente dirigida a entidades focadas em litígios de patentes (conhecidas como "patent trolls").

 

Reviravolta judicial e aumento da indemnização

 

Este caso já tinha tido desenvolvimentos anteriores. Em 2023, a Alta Corte britânica tinha fixado uma indemnização consideravelmente mais baixa, no valor de 56,43 milhões de dólares. No entanto, a Optis recorreu, e o Tribunal de Recurso considerou agora que esse montante era insuficiente. A nova decisão estabelece um valor substancialmente mais elevado, argumentando que este reflete uma licença global para o uso das patentes em questão.

 

Fontes indicam ainda que a este valor poderão acrescer juros, o que tem o potencial de elevar a quantia final para bem acima dos 700 milhões de dólares.

 

Reação da Apple e próximos passos

 

Como seria de esperar, a Apple manifestou a sua deceção com a decisão do tribunal londrino. A empresa já anunciou a intenção de levar o caso ao Supremo Tribunal do Reino Unido, a instância judicial mais alta do país. Contudo, não há garantias de que o Supremo Tribunal aceite analisar o recurso.

 

Contexto e implicações

 

As patentes detidas pela Optis são consideradas essenciais para os padrões internacionais de conectividade móvel, o que sublinha a importância deste caso. Esta decisão representa mais uma derrota judicial para a Apple num curto espaço de tempo, surgindo pouco depois do desfecho do processo contra a Epic Games, que resultou no regresso do jogo Fortnite à App Store nos Estados Unidos (embora sob novas condições).

 

Curiosamente, estas notícias surgem num período em que, segundo o texto original, a Apple foi a marca de telemóveis com maior crescimento no início de 2025, demonstrando a complexidade do panorama atual da empresa, que enfrenta desafios legais significativos enquanto mantém uma forte posição no mercado.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech