A Microsoft disponibilizou as atualizações cumulativas de maio de 2025 para o Windows 11, nomeadamente as KB5058411 para a versão 24H2 e KB5058405 para a versão 23H2. Estes pacotes, integrados no Patch Tuesday, focam-se na correção de vulnerabilidades e outros problemas, totalizando 134 falhas de segurança.
Estas são atualizações de cariz obrigatório, uma vez que incluem os patches de segurança relativos a vulnerabilidades descobertas em meses anteriores. Os utilizadores do Windows 11 podem proceder à instalação através do menu Iniciar > Definições > Windows Update, clicando em 'Procurar atualizações'. Alternativamente, é possível descarregar e instalar manualmente as atualizações a partir do Catálogo Microsoft Update.
O que reserva o Patch Tuesday de maio de 2025
Após a instalação, a versão 24H2 (KB5058411) do Windows 11 passará para a compilação 26100.4061, enquanto a versão 23H2 (KB5058405) será atualizada para a compilação 226x1.5335.
Este mês, as atualizações trazem consigo várias novidades, com destaque para funcionalidades baseadas em inteligência artificial destinadas aos Copilot+ PCs:
Recall (pré-visualização) para uma nova forma de pesquisar
A nova funcionalidade "Recall", ainda em fase de pré-visualização, promete revolucionar a forma como os utilizadores reencontram informações no seu PC. Perante a multiplicidade de aplicações, sites e documentos com que lidamos diariamente, o Recall surge para poupar tempo, oferecendo um método seguro para pesquisar por conteúdos visualizados ou atividades realizadas. Graças às capacidades de IA dos Copilot+ PCs, torna-se mais rápido localizar qualquer aplicação, website, imagem ou documento apenas descrevendo o seu conteúdo.
Para utilizar o Recall, será necessário consentir a gravação de "snapshots" (capturas da atividade) e registar-se no Windows Hello para garantir que apenas o utilizador tem acesso a essas capturas. O controlo sobre os snapshots guardados é total, podendo a gravação ser pausada a qualquer momento. À medida que se utiliza o Copilot+ PC, o Recall tira capturas regulares, facilitando a recuperação de informação. Para aceder, basta abrir o Recall e autenticar-se com o Windows Hello.
Click to Do (pré-visualização) para ações imediatas
Outra novidade em pré-visualização é o "Click to Do", concebido para simplificar a execução de tarefas em Copilot+ PCs. Esta ferramenta permite agir diretamente sobre elementos no ecrã, poupando tempo ao completar tarefas e encaminhando o utilizador para a aplicação mais adequada. Por exemplo, ao selecionar uma imagem com o Click to Do, é possível apagar objetos através da aplicação Fotografias ou remover o fundo no Paint.
O acesso ao Click to Do pode ser feito através da combinação de teclas Windows + clique do rato, Windows + Q, através do menu da Ferramenta de Recorte, da tecla Print Screen ou pesquisando "Click to Do" na barra de tarefas.
Nos Copilot+ PCs equipados com processadores Snapdragon, o Click to Do inclui ações de texto inteligentes. Utilizando Windows + clique do rato ou Windows + Q, pode-se selecionar um bloco de texto e arrastar para definir a seleção desejada. A ferramenta também pode ser facilmente acedida deslizando o dedo a partir da margem direita do ecrã. Foram ainda disponibilizadas políticas para a gestão do Click to Do em ambientes empresariais, sobre as quais os administradores de TI podem saber mais em Manage Click to Do.
Pesquisa do Windows melhorada
A pesquisa de documentos, fotografias e definições no Windows 11 foi aprimorada nos Copilot+ PCs, recorrendo a modelos de indexação semântica, além da tradicional indexação lexical. Seja no Explorador de Ficheiros, na Pesquisa do Windows na barra de tarefas ou nas Definições, basta escrever o que se procura para o encontrar. Deixa de ser necessário recordar nomes de ficheiros exatos, palavras específicas no conteúdo dos ficheiros ou nomes de definições. Por agora, pesquisar por "alterar o meu tema" nas Definições já funciona. Estas melhorias, impulsionadas pela NPU de mais de 40 TOPS presente nos Copilot+ PCs, funcionam mesmo offline.
Adicionalmente, a localização de fotografias armazenadas na nuvem foi simplificada nos Copilot+ PCs. É possível usar termos como "piqueniques de verão" na caixa de pesquisa do canto superior direito do Explorador de Ficheiros. Tanto as fotos locais como as da nuvem surgirão nos resultados. Correspondências exatas com as palavras-chave no texto de ficheiros na nuvem também serão exibidas. Esta experiência está disponível para contas pessoais OneDrive ligadas à conta Microsoft e com ligação à internet, em Copilot+ PCs com processadores AMD e Intel.
Novidades no Phone Link
A interação entre o PC Windows e o dispositivo móvel foi melhorada com acesso direto a funcionalidades entre dispositivos a partir do menu Iniciar. Por exemplo, é possível realizar chamadas telefónicas, enviar SMS, aceder a fotografias ou partilhar conteúdo entre o telemóvel e o PC.
Atualizações nos Widgets
Os programadores web podem agora usar o seu conteúdo existente para criar widgets interativos que podem ser adicionados a múltiplas superfícies de widgets. Mais informações podem ser encontradas em Web widget providers.
Foram também implementadas algumas atualizações na nova experiência de Widgets no Ecrã de Bloqueio para dispositivos no Espaço Económico Europeu (EEE). Além de melhorias de acessibilidade e de design, o widget de meteorologia no ecrã de bloqueio suporta agora personalização. Para configurar, aceda a Definições > Personalização > Ecrã de bloqueio e selecione a opção "Personalizar widget" no menu de mais opções do widget de meteorologia. Prevê-se que mais widgets se tornem personalizáveis no futuro.
Melhorias no Explorador de Ficheiros
A Página Inicial do Explorador de Ficheiros conta com novas visualizações organizadas por pivôs, facilitando o acesso a conteúdo do Microsoft 365 no Windows. Esta alteração visa aumentar a produtividade, disponibilizando conteúdo relevante de forma mais acessível.
Problemas conhecidos e como atualizar
Apesar destas novidades, os problemas com o Roblox em PCs ARM com Windows 11 24H2 ainda não foram corrigidos. No entanto, a Microsoft parece ter resolvido problemas de BSODs (Ecrãs Azuis da Morte) e outras falhas no Windows 11.
Para instalar as atualizações, os utilizadores devem aceder ao menu Iniciar > Definições > Windows Update e clicar em 'Procurar atualizações'.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!