Quando o Spotify lançou a sua funcionalidade de DJ com Inteligência Artificial (IA) em 2023, esta tornou-se rapidamente um sucesso. Através dela, os utilizadores podem desfrutar de uma playlist especialmente selecionada pela IA com base nos seus gostos musicais. Contudo, após algum tempo de utilização, um padrão começou a emergir e a ser notado por muitos: a repetição frequente das mesmas músicas.
Uma resposta à monotonia musical: a interatividade chega ao DJ
Para enfrentar esta questão e, possivelmente, aproximar a experiência do DJ com IA à de um DJ real, o Spotify permite agora que os utilizadores interajam diretamente com o DJ e peçam o tipo de música que desejam ouvir. Assim, se a faixa que o DJ está a tocar não for do seu agrado, pode usar comandos de voz para que este atualize a playlist.
Por exemplo, se o DJ estiver a reproduzir faixas de música indie, mas o seu estado de espírito pedir umas batidas eletrónicas, pode simplesmente dizer algo como "Por favor, toca umas batidas eletrónicas" (em inglês, de momento), e o DJ ajustará a playlist de acordo com o seu pedido.
Como dar ordens ao seu DJ pessoal no Spotify
Para utilizar a funcionalidade do DJ com IA do Spotify, basta tocar no ícone respetivo na página inicial da aplicação. O DJ começará automaticamente a reproduzir faixas musicais com base nas suas preferências. Se desejar alterar o tipo de música que o DJ está a tocar, pressione e mantenha premido o botão do DJ, localizado no canto inferior direito do ecrã, e dê o seu comando após ouvir um sinal sonoro.
Disponibilidade e algumas limitações a ter em conta
O DJ X, nome oficial da funcionalidade de DJ com IA do Spotify, atualmente só aceita pedidos em inglês. Além disso, esta nova capacidade de interação por voz é exclusiva para utilizadores Premium e está disponível em 50 países, incluindo Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, entre outros. De momento, não foi especificado se Portugal se encontra entre os países abrangidos ou qual a data prevista para uma eventual inclusão.
Importa referir que, segundo consta, a funcionalidade de IA apenas aceitará pedidos relacionados com música. Isto significa que, se pretender que o DJ reproduza um podcast ou um audiolivro, terá de aguardar que o Spotify implemente essa capacidade numa atualização futura.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!