No início deste mês, Tim Cook, o CEO da Apple, revelou planos para a empresa começar a importar iPhones fabricados na Índia para satisfazer a maioria da procura nos Estados Unidos. No entanto, parece que esta estratégia não agradou ao então presidente dos EUA, Donald Trump.
Durante uma cimeira de negócios em Doha, Trump afirmou ter-se encontrado com Tim Cook, pedindo-lhe para cessar os planos de expansão da produção na Índia e, em vez disso, focar-se em aumentar o fabrico em solo americano.
A pressão de Trump sobre a Apple
"Eu disse-lhe: 'Tim, és meu amigo, tratei-te muito bem. Estás a surgir com 500 mil milhões de dólares, mas agora oiço que estás a construir por toda a Índia. Não quero que construas na Índia. Podes construir na Índia, se quiseres tratar da Índia, porque a Índia é uma das nações com as tarifas mais altas do mundo'", relatou Trump.
O então presidente, conhecido pela sua ofensiva tarifária contra vários países, acrescentou que a Apple iria "aumentar" a produção nos EUA, embora não tenha fornecido um cronograma ou detalhes específicos sobre esse alegado incremento.
Até ao momento da divulgação original desta notícia, a Apple não tinha respondido a um pedido de comentário sobre as declarações de Trump.
Investimentos e estratégia da Apple na Índia e EUA
É importante recordar que, no início do ano em que estas declarações foram feitas, a Apple tinha anunciado um investimento de 500 mil milhões de dólares ao longo dos quatro anos seguintes para expandir a sua capacidade de fabrico nos Estados Unidos. Este plano incluía a criação de instalações em várias localizações, a abertura de novas unidades, a contratação de mais de 20.000 pessoas e a inauguração de uma academia de formação em produção.
Os comentários de Trump surgiram um dia após a Índia ter aprovado um projeto da Foxconn, no valor de 435 milhões de dólares, destinado à produção de chips da Apple no país. A gigante tecnológica tem vindo a demonstrar planos ambiciosos para aumentar a sua produção na Índia, procurando criar unidades de fabrico alternativas que ajudem a reduzir a sua forte dependência da China.
Segundo uma reportagem da Bloomberg em abril desse mesmo ano, a Apple já estaria a produzir 20% dos seus iPhones na Índia. Na mesma altura, o Financial Times noticiava que a empresa de Cupertino planeava que todos os iPhones vendidos nos Estados Unidos fossem importados da Índia até 2026.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!