É uma história comum: tiramos o telemóvel da caixa, ligamo-lo e… voa! Tudo se inicia num instante, as aplicações abrem à velocidade da luz. No entanto, com o passar do tempo, até os modelos topo de gama começam a mostrar sinais de cansaço, demorando mais a abrir uma app ou a carregar um vídeo em streaming.
Muitas vezes, esta lentidão não se deve a falhas de hardware, mas sim ao facto de as aplicações e as novas atualizações do sistema operativo exigirem cada vez mais recursos a cada ano que passa. É por isso que investir num modelo com mais memória RAM é, frequentemente, uma boa aposta.
Porque é que o meu Xiaomi parece uma carroça com o tempo?
Quando notas que o teu Xiaomi já não tem o mesmo fôlego, há uma série de passos e medidas que podes tomar:
- Verifica se tens o telemóvel atualizado para a versão mais recente do sistema.
- Remove aplicações que já não utilizas e que estão a consumir espaço e recursos desnecessariamente.
- Apaga fotografias e vídeos para manter vários gigabytes livres no armazenamento interno – se forem mais de 10 GB, melhor ainda.
- Limpa a cache das aplicações de vez em quando.
- Desativa o modo Equilibrado ou Poupança de Bateria e ativa o modo de Alto Desempenho, se precisares de um impulso extra.
Para além destas dicas gerais, partilhamos três ajustes que costumo verificar quando sinto que o meu telemóvel está a ficar mais lento.
1. Controla os 'vampiros' de recursos: Início automático e processos em segundo plano
Sempre que ligas qualquer aparelho eletrónico, vários processos começam a ser executados, alguns em primeiro plano e outros nos bastidores. Com os telemóveis acontece exatamente o mesmo. Dado que o seu sistema operativo permite instalar aplicações, é possível que muitas delas estejam a ser executadas em segundo plano sem que te apercebas.
Para verificares isto:
- Abre as Definições no teu Xiaomi com HyperOS ou MIUI.
- Faz scroll e procura a secção Aplicações.
- Dentro desta, acede a Permissões.
- Seleciona a primeira opção, Início automático em segundo plano.
- Aqui encontrarás uma lista das aplicações e serviços do teu telemóvel que têm permissão para iniciar automaticamente e permanecer em funcionamento em segundo plano. Revoga ou concede permissão conforme desejares.
Adicionalmente, navega até Definições > Definições Adicionais > Opções de Programador. Faz scroll até à secção "Aplicações" e procura a função Limitar processos em segundo plano. Abre a lista e estabelece o número de processos que queres manter ativos.
Lembra-te: se ainda não tens as Opções de Programador ativas, podes fazê-lo tocando sete vezes em Definições > Acerca do telefone > Versão do MIUI/HyperOS. Mas tem cuidado com este ajuste, pois estás a mexer nas opções de programador do sistema.
2. Diz adeus à publicidade que atrasa: Desativa os anúncios do sistema
A interface de utilizador da Xiaomi, por vezes, exibe anúncios do sistema que podem prejudicar o desempenho. Desativar estes anúncios não só pode tornar o teu telemóvel mais rápido, como também melhora a experiência geral de utilização.
Para desativar os anúncios do sistema:
- Acede a Definições.
- Dependendo da tua versão do MIUI ou HyperOS, entra em Palavras-passe e segurança ou em Impressões digitais, dados faciais e bloqueio de ecrã.
- Procura a opção Autorização e revogação.
- Localiza a opção MSA (MIUI System Ads) e desativa-a. Aguarda cerca de 10 segundos para que as alterações sejam aplicadas.
3. Menos 'fogo de artifício', mais velocidade: Reduz as animações da interface
A cada ano que passa, a Xiaomi implementa mais detalhes animados nas diversas transições, camadas e menus do seu sistema operativo. Se tens um telemóvel relativamente novo, estas novidades visuais são agradáveis. Contudo, se o teu aparelho já tem alguns anos e está a ficar lento, necessita de usar cada vez mais recursos e poder de processamento para as exibir.
Ao ajustares as escalas de animação, podes reduzir a carga e o consumo de recursos e, consequentemente, aumentar o desempenho do telemóvel. Para modificar as definições de animação:
- Abre as Definições.
- Faz scroll até Definições Adicionais.
- Vai até ao final do menu para abrir as Opções de Programador.
- Procura por Escala de animação da janela, Escala de animação de transição e Escala de duração da animação.
- Ajusta todos estes valores para 0,5x ou desativa-os completamente para que o sistema funcione com o máximo desempenho possível nestes aspetos.
Com todas estas dicas, certamente que vai notar a diferença no desempenho do dispositivo. Mas deixe nos comentários o seu resultado!
Nenhum comentário
Seja o primeiro!