O lançamento da RTX 5060 não foi propriamente um mar de rosas. A Nvidia viu-se envolvida em alguma controvérsia, com acusações sobre a forma como disponibilizou a placa gráfica durante o Computex e a retenção do driver para as análises. Junte-se a isto o descontentamento dos utilizadores com os 8GB de memória de vídeo (algo que a AMD não se esqueceu de comentar), questões com a geração de múltiplos fotogramas, preços considerados elevados e, de forma geral, um estado algo caótico dos recentes drivers. Definitivamente, não era a experiência de jogo que a marca costuma prometer.
Mais uma acha para a fogueira da RTX 5060
Agora, surge mais um obstáculo para a RTX 5060. Desta vez, a Nvidia confirmou oficialmente problemas de compatibilidade com certas motherboards, que resultam em ecrãs pretos quando o sistema é reiniciado.
A culpa? Motherboards "legacy", diz a Nvidia
Segundo a empresa, este problema ocorre especificamente com "motherboards legacy" (ou seja, modelos mais antigos). Para resolver a situação, é necessária uma atualização de firmware da placa gráfica. A Nvidia até já publicou uma página de suporte no seu site oficial com os passos detalhados para quem estiver a enfrentar estes ecrãs pretos ao reiniciar o PC.
Soluções propostas pela Nvidia para acabar com os ecrãs pretos
A Nvidia sugere algumas medidas para mitigar o problema:
- Desligar completamente o computador antes de o voltar a ligar.
- Atualizar a BIOS da motherboard para a versão mais recente.
- Garantir que a motherboard está a correr em modo UEFI, e não em modo Legacy / CSM. Se a sua motherboard não suportar UEFI, a Nvidia recomenda contactar o suporte ao cliente do fabricante da sua placa gráfica, que deverá fornecer uma atualização de VBIOS compatível com motherboards legacy.
- Arrancar o sistema utilizando a gráfica integrada do processador ou outra placa gráfica.
Depois de conseguir arrancar e aceder ao ambiente de trabalho, poderá então descarregar a ferramenta Nvidia GPU UEFI Firmware Update Tool. Esta ferramenta permitirá atualizar o firmware da sua RTX 5060 (ou RTX 5060 Ti, também afetada) para a versão mais recente, que já inclui as correções necessárias.
Atualização de firmware: Só para quem tem o problema
A Nvidia salienta que esta atualização de firmware só é necessária para os sistemas que estão efetivamente a apresentar o problema dos ecrãs pretos ao reiniciar. Se o seu sistema reinicia sem percalços, não há necessidade de atualizar o firmware da GPU.
Pode encontrar todos os detalhes e as ligações para a ferramenta de atualização de firmware numa publicação no site oficial de suporte da Nvidia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!