1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 10 imagem do logo em destaque

 

A Microsoft acaba de lançar a atualização cumulativa opcional de pré-visualização KB5058481 para o Windows 10 22H2. Esta atualização, disponibilizada a 28 de maio de 2025, traz consigo sete alterações, com destaque para o muito solicitado regresso da contagem de segundos no relógio do sistema, visível ao clicar na data e hora na barra de tarefas.

 

Esta KB5058481 faz parte do ciclo mensal de "atualizações opcionais de pré-visualização não relacionadas com segurança" da Microsoft, geralmente lançadas no final de cada mês. O objetivo é permitir que os administradores de sistemas e utilizadores mais curiosos possam testar as correções e novas funcionalidades que serão integradas na atualização de segurança do Patch Tuesday do próximo mês de junho.

 

Sendo uma atualização opcional, não inclui correções de segurança. Após a instalação, a compilação (build) do Windows 10 22H2 será atualizada para 19045.5917.

 

O tão aguardado regresso dos segundos e mais novidades no calendário

 

A principal novidade, e provavelmente a mais celebrada por muitos utilizadores do Windows 10, é o restauro da visualização dos segundos no relógio da barra de tarefas. Esta funcionalidade tinha sido removida para alguns utilizadores em atualizações anteriores, gerando bastante discussão. Agora, ao clicar na hora na barra de tarefas, o painel do calendário voltará a exibir a hora completa, incluindo os segundos – um detalhe útil para diversas tarefas e situações que exigem precisão temporal.

 

Para além disto, a Microsoft introduziu outras melhorias no painel do calendário, conforme detalhado na página de suporte da Microsoft:

 

  • O período de visualização de eventos futuros no Calendário Rico foi alargado para 30 dias.
  • Foi adicionado texto descritivo para o botão de Meteorologia no Calendário Rico.

 

Outras correções e melhorias técnicas

 

A atualização KB5058481 inclui ainda outras correções importantes:

 

  • GDI/GDI+:
    • Corrigido um problema que impedia a renderização de alguns caracteres GB18030-2022 no plano 2.
    • Resolvida uma falha onde alguns caracteres GB18030 eram renderizados de forma mais larga e um parágrafo de exemplo não era apresentado corretamente.
  • Perfis de Operadora Móvel:
    • Foram atualizados os perfis COSA (Country and Operator Settings Asset).
  • WinSaS:
    • Corrigido um problema que afetava o sistema de Consentimento de Sincronização de Contas Windows nos mercados do Espaço Económico Europeu. Contas secundárias não estavam a ser reconhecidas, o que levava a um aumento da carga nos servidores.

 

Como pode experimentar já estas novidades?

 

Os utilizadores do Windows 10 podem instalar esta atualização opcional acedendo a Definições > Windows Update e clicando manualmente em "Procurar atualizações".

 

Dado que se trata de uma atualização opcional, a menos que tenha a opção "Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis" ativa no Windows Update, ser-lhe-á perguntado se deseja instalar, através de um link "Transferir e instalar".

 

Também é possível transferir e instalar manualmente a atualização KB5058481 a partir do Microsoft Update Catalog.

 

Atenção a um pequeno detalhe: fontes desfocadas

 

A Microsoft informa que existe um problema conhecido nesta atualização: as fontes NOTO (utilizadas para texto CJK - Chinês, Japonês, Coreano) podem parecer desfocadas ou pouco nítidas quando exibidas a 96 DPI (escala de 100%) em navegadores baseados no Chromium, como o Microsoft Edge e o Google Chrome.

 

Como solução temporária, a empresa sugere definir a escala do ecrã para 125% ou 150% para melhorar a aparência do texto.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech