Os mais recentes dados do Inquérito de Hardware e Software da Valve, referentes a maio de 2025, foram divulgados, e os números não deixam margem para dúvidas: o Windows 11 continua a sua trajetória ascendente, consolidando a sua posição como o sistema operativo de eleição para os jogadores na plataforma Steam. No último mês, o sistema operativo mais recente da Microsoft viu a sua quota de mercado aumentar em 0,46 pontos percentuais, atingindo um novo máximo histórico de 58,3%.
Windows 11 não abranda e continua a conquistar jogadores
O Windows 11 tem vindo a superar consistentemente o seu antecessor, o Windows 10, há já vários meses. Este último viu a sua popularidade diminuir, registando agora 37% de utilização entre os jogadores da Steam. Esta quebra representa uma perda de 1,09 pontos percentuais num único mês, um declínio que se acentua à medida que se aproxima a data oficial para o fim do suporte, agendada para outubro de 2025.
Apesar da sua idade e do facto de já não ser oficialmente suportado, o Windows 7 ainda marca presença nas estatísticas da Valve. Em maio, 0,10% de todos os utilizadores Windows que participaram no inquérito reportaram ainda utilizar esta versão do sistema operativo, mesmo com o Steam a já não disponibilizar atualizações para o mesmo. Embora ainda funcional, os utilizadores do Windows 7 arriscam-se a perder o acesso às suas bibliotecas de jogos a qualquer momento. Para agravar a situação, com o encerramento da via de atualização gratuita do Windows 7 para o Windows 10, a única solução passa agora pela aquisição de um novo computador ou de uma chave de licença para o Windows 10.
Linux e macOS ganham terreno, mas Windows ainda reina absoluto
No cômputo geral, o Windows mantém um domínio esmagador, com 95,45% de todos os utilizadores da Steam, apesar de uma ligeira descida de 0,65 pontos percentuais. O Linux surge em segundo lugar com 2,69% do mercado, registando um crescimento de 0,42 pontos, enquanto o macOS ocupa a terceira posição com 1,85%, um aumento de 0,23 pontos.
Embora não se espere que o Linux consiga abalar significativamente a hegemonia do Windows a curto ou médio prazo, tem-se vindo a notar um crescente descontentamento com a qualidade da experiência de jogo no Windows, especialmente em dispositivos portáteis. Um relatório recente revelou inclusivamente que a Microsoft terá colocado em pausa o desenvolvimento da sua própria consola portátil com o objetivo de otimizar a experiência de jogo no ambiente Windows.
O PC mais popular na Steam em maio de 2025
No que diz respeito ao hardware, a configuração de PC mais comum entre os utilizadores da Steam em maio de 2025 é a seguinte:
- Memória RAM: 16GB (43% dos utilizadores)
- Processador (CPU): 6 núcleos (29,79% dos utilizadores)
- Placa Gráfica (GPU): Nvidia RTX 3060 (4,56% dos utilizadores)
- Memória de Vídeo (VRAM): 8GB (33,67% dos utilizadores)
- Monitor: Resolução de 1080p (1920x1080) (55,35% dos utilizadores)
Nvidia e Intel dominam o hardware gráfico e de processamento
Analisando o mercado de placas gráficas, a Nvidia detém uma quota impressionante de 74,18%. A AMD segue-se com 17,62%, e a Intel ocupa o terceiro lugar com 7,85%.
No segmento dos processadores, a AMD apresenta um desempenho mais competitivo. Apesar de a Intel ainda liderar com 59,69% de quota de mercado, a AMD aproxima-se consideravelmente, detendo 40,31%.
Podes encontrar mais estatísticas e detalhes no relatório oficial Steam Hardware and Software Survey.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!