Este mês ficou marcado por um movimento de peso no mundo da tecnologia: a OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou a aquisição da startup io por uns impressionantes 6,5 mil milhões de dólares. A empresa em questão pertence ao antigo guru do design da Apple, Jony Ive, e ao atual CEO da OpenAI, Sam Altman, estando a desenvolver um misterioso dispositivo de inteligência artificial. Curiosamente, entre os beneficiários deste negócio e dos seus futuros desenvolvimentos encontra-se Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs.
Com um património avaliado em mais de 14 mil milhões de dólares, Powell Jobs é a fundadora e presidente da empresa de investimento Emerson Collective. Após a saída de Ive da Apple em 2019 e a fundação das suas empresas, LoveFrom e io, Powell Jobs não hesitou em investir em ambas, num montante que, segundo consta, ultrapassa os mil milhões de dólares.
O peso do passado e as "consequências não intencionais"
Numa entrevista ao The Financial Times, Jony Ive e Laurene Powell Jobs abordaram a sua experiência de trabalho com Steve Jobs, bem como o lado mais sombrio da tecnologia. Ive confessou que um dos seus incentivos para colaborar com a OpenAI e Sam Altman é a convicção de que "a humanidade merece melhor". Já em maio, noutra entrevista, Jony Ive tinha também aludido às "consequências não intencionais" do seu trabalho na Apple, que "estiveram longe de ser agradáveis".
"Se criamos algo novo, se inovamos, haverá consequências imprevistas, e algumas serão maravilhosas e outras serão prejudiciais", acrescentou Ive. "Embora algumas das consequências menos positivas não tenham sido intencionais, ainda sinto responsabilidade. E a manifestação disso é uma determinação em tentar ser útil."
Laurene Powell Jobs corroborou os comentários de Jony Ive, acrescentando que "existem utilizações obscuras para certos tipos de tecnologia", mesmo que esta não tenha sido inicialmente concebida com esse propósito.
"Basta olhar para os estudos que estão a ser feitos sobre raparigas adolescentes e sobre a ansiedade nos jovens, e o aumento das necessidades de saúde mental, para perceber que as coisas descarrilaram. Certamente, a tecnologia não foi desenhada para ter esse resultado. Mas esse é o resultado colateral."
Um gadget misterioso e um potencial aviso à Apple
O antigo chefe de design da Apple também destacou o envolvimento de Powell Jobs na LoveFrom, afirmando que a empresa não poderia existir sem a sua ajuda. No entanto, o produto que Ive e a OpenAI têm em mente continua envolto em mistério, embora alguns rumores sugiram que poderá tratar-se de um telemóvel de IA sem ecrã.
Entretanto, alguns analistas consideram que a colaboração entre Jony Ive e a OpenAI deverá acender os alarmes na Apple, antevendo uma possível concorrência vinda de um dos seus mais emblemáticos antigos colaboradores, agora aliado a uma das forças mais disruptivas no campo da inteligência artificial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!