1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

TikTok em destaque no logo

 

O TikTok deixou de apresentar resultados de pesquisa para a hashtag #SkinnyTok. Esta medida surge em resposta a críticas que acusavam alguns vídeos com esta etiqueta de promoverem distúrbios alimentares e outros comportamentos de dieta pouco saudáveis ou arriscados. O TikTok foi contactado para comentar esta decisão.

 

Pressão política e críticas ao conteúdo

 

Uma das vozes mais ativas contra esta hashtag foi a Ministra de Estado francesa para os Assuntos Digitais, Clara Chappaz. Desde abril que a governante francesa tem vindo a desenvolver uma campanha junto dos reguladores franceses e da União Europeia contra a #SkinnyTok. "Estes vídeos que promovem a magreza extrema são revoltantes e absolutamente inaceitáveis", afirmou Chappaz. "As ferramentas digitais são maravilhosas em termos de progresso e liberdade, mas, mal utilizadas, podem destruir vidas... as redes sociais não podem eximir-se da sua responsabilidade."

 

Uma solução limitada?

 

Embora o bloqueio de resultados de pesquisa para hashtags potencialmente prejudiciais seja considerado um passo positivo, representa apenas um obstáculo para quem procura ativamente vídeos semelhantes. "Os utilizadores são perspicazes", comentou Brooke Erin Duffy, professora na Universidade de Cornell, ao The New York Times. "Eles sabem como contornar estas plataformas e os seus sistemas de moderação de conteúdo."

 

Histórico de medidas do TikTok

 

O bloqueio desta hashtag é a mais recente de uma série de medidas faseadas que o TikTok tem vindo a implementar para lidar com conteúdo que possa incentivar distúrbios alimentares. Em 2020, a plataforma impôs restrições a anúncios que pudessem "promover uma imagem corporal negativa ou prejudicial", como aplicações de jejum e suplementos para perda de peso. No ano seguinte, em 2021, o TikTok iniciou uma parceria com a National Eating Disorder Association (Associação Nacional de Distúrbios Alimentares dos EUA) com o objetivo de oferecer mais recursos a utilizadores que sofrem destas condições.

 

Mais tarde nesse mesmo ano, a rede social introduziu também uma nova abordagem à página "Para Si", numa tentativa de reduzir o impacto da visualização repetida de clipes sobre temas negativos.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech