1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft com computador Wndows 11 a recomendar o upgrade

 

A Microsoft e os seus parceiros têm intensificado a campanha para incentivar a atualização para o Windows 11, especialmente com a aproximação da data de fim de suporte para o Windows 10. Num novo episódio desta saga promocional, a empresa lançou um anúncio que, mais uma vez, coloca a Intel no centro das atenções, deixando a AMD de fora.

 

A nova campanha focada no mundo empresarial

 

Recentemente, a Microsoft publicou um novo anúncio publicitário no seu canal oficial do YouTube, desta vez com o alvo bem definido: os profissionais de TI e o setor empresarial. A campanha promove a transição do Windows 10 para o Windows 11 Pro, destacando a importância de se manter "do lado certo do risco".

 

O vídeo, intitulado "Right side of risk | Windows 11 Pro and Intel", promove explicitamente os processadores Intel vPro como a solução ideal para a atualização. Na descrição, a mensagem é clara: "O suporte para o Windows 10 termina a 14 de outubro. Mantenha-se do lado certo do risco—atualize agora para o poder dos PCs com Windows 11 Pro e Intel vPro." Este lançamento surge poucos dias após a Microsoft ter disponibilizado uma nova ferramenta de backup destinada a facilitar este processo de migração nas organizações.

 

O fim do Windows 10 como catalisador

 

A insistência da Microsoft não é nova e tem vindo a aumentar de tom. Empresas como a Asus já publicaram artigos sobre a "atualização obrigatória para o Windows 11" à medida que o fim de vida do sistema operativo mais antigo se aproxima.

 

 

Ao longo de 2024, a gigante tecnológica multiplicou os esforços: em fevereiro, um anúncio destacava as vantagens do Windows 11 sobre o seu antecessor; em junho, tentou desmistificar "mitos e equívocos" sobre a atualização; e em dezembro, um artigo no seu blogue detalhava as funcionalidades de gaming exclusivas do novo sistema operativo. No entanto, nem todas as tentativas foram bem-sucedidas, como a confusa campanha de janeiro de 2025 sobre uma "atualização gratuita por tempo limitado", que foi rapidamente retirada.

 

AMD Ryzen PRO: o parceiro esquecido?

 

O que torna este novo anúncio particularmente interessante é a exclusão total da AMD e dos seus processadores Ryzen PRO, que são concorrentes diretos da plataforma vPro da Intel. A AMD não só tem produtos equivalentes, como também possui um artigo de suporte sobre o tema, onde detalha as vantagens da sua tecnologia para a migração para o Windows 11.

 

Um histórico de preferências e páginas removidas

 

Esta não é a primeira vez que a Microsoft demonstra uma preferência clara pela Intel. Em 2021, a empresa chegou a ter uma página inteira a aconselhar os consumidores a "procurar o selo Intel EVO" na compra de um novo computador, descrevendo esses equipamentos como "maravilhosos e verificados" — uma linguagem, no mínimo, peculiar.

 

Tal como outras campanhas mais controversas, essa página acabou por ser retirada após a sua divulgação (pode ser consultada através deste arquivo) e substituída por outro conteúdo.

 

Resta saber se a Microsoft tem planeado um anúncio semelhante dedicado à AMD para um lançamento futuro, de forma a garantir um tratamento equitativo entre os dois principais fabricantes de processadores. Por enquanto, a Intel parece ser a parceira de eleição na corrida para a atualização para o Windows 11 Pro.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech