A poucos dias do seu muito aguardado evento para programadores, a WWDC25, onde irá desvendar o futuro dos seus sistemas operativos, incluindo o iOS 19, a Apple decidiu partilhar o mais recente relatório sobre a taxa de adoção do iOS 18 e do iPadOS 18. Os números, recolhidos até à passada quarta-feira, dia 4 de junho, pintam um quadro de sucesso, com ambos os sistemas a superarem os seus antecessores diretos.
iOS 18 supera antecessor e domina os iPhones
De acordo com os dados oficiais publicados na página de suporte para programadores da Apple, o iOS 18 está atualmente instalado em uns impressionantes 88% de todos os iPhones lançados nos últimos quatro anos. Se alargarmos a análise a todos os iPhones ativos, o valor continua bastante elevado, fixando-se nos 82%.
Estes números representam uma melhoria face ao ano anterior. Na mesma altura, em 2024, o iOS 17 estava presente em 86% dos iPhones mais recentes, com uma percentagem inferior no que toca ao total de aparelhos em circulação. Um dos grandes impulsionadores para esta rápida atualização parece ter sido o Apple Intelligence, o conjunto de funcionalidades de inteligência artificial que a empresa introduziu na WWDC24 e que, apesar de limitado a alguns modelos, gerou um enorme interesse.
A contínua e abrangente política de atualizações da Apple é, sem dúvida, um fator crucial para este sucesso, com o iOS 18 a estar disponível para equipamentos tão antigos como o iPhone XR, lançado em 2018.
E no mundo Android?
Para colocar estes números em perspetiva, a comparação com o ecossistema Android é inevitável. Segundo dados da ferramenta de análise StatCounter, o Android 14, lançado em 2023, é a versão mais utilizada do sistema operativo da Google, mas corre em apenas um terço dos dispositivos. A versão mais recente, o Android 15, encontra-se instalada em somente um quarto dos aparelhos compatíveis.
Adoção do iPadOS 18 também mostra bons resultados
No que diz respeito aos tablets, o iPadOS 18 também apresenta uma adesão sólida. O sistema está a correr em 81% de todos os iPads lançados nos últimos quatro anos. Considerando todos os modelos de iPad ativos, essa percentagem situa-se nos 71%.
Curiosamente, a comparação com o ano anterior revela um cenário misto. O iPadOS 17 tinha uma presença maior em modelos recentes (86%), mas uma penetração global inferior no parque de dispositivos ativos (68%). Atualmente, 12% dos iPads dos últimos quatro anos ainda correm o iPadOS 17, enquanto 14% de todos os iPads ativos se mantêm nessa versão.
A caminho do iOS 19
É já na próxima segunda-feira, dia 9 de junho, que a Apple irá subir ao palco da WWDC25 para apresentar ao mundo o iOS 19 e o iPadOS 19. Embora as novas versões só devam ser lançadas oficialmente para o público em meados de setembro, é muito provável que as taxas de adoção do iOS 18 e iPadOS 18 continuem a crescer durante o verão, à medida que mais utilizadores decidem fazer a atualização.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!