A BYD, o gigante chinês de veículos de nova energia (NEV), prepara-se para mais um passo na sua expansão global com o lançamento do seu mais recente monovolume híbrido plug-in. O modelo, conhecido na China como BYD Xia, será comercializado nos mercados internacionais sob a designação de BYD M9. As primeiras unidades já estão a ser preparadas para expedição, sinalizando a iminente chegada a novos territórios.
Este veículo foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Chengdu em agosto de 2024 e lançado oficialmente no mercado chinês a 8 de janeiro de 2025. Agora, com o nome M9, prepara-se para se tornar o novo topo de gama da série 'M' da marca a nível global.
O M9 está a caminho, com o México na linha da frente
A confirmação do nome internacional surgiu durante uma conferência de imprensa para os media internacionais. Um vídeo, partilhado pelo blogger mexicano Daniel Chavarría, mostrou o imponente monovolume com a inscrição "BYD M9" na matrícula, dissipando quaisquer dúvidas.
Esta estratégia de nomenclatura segue a lógica da BYD, que já comercializa o monovolume elétrico M6 em vários mercados, como a Tailândia e a Indonésia. O México perfila-se como o primeiro mercado a receber o novo M9. A BYD vendeu cerca de 40.000 veículos no país no ano passado e estabeleceu uma meta ambiciosa de 80.000 unidades para 2025.
As primeiras imagens do lote de exportação do BYD M9 surgiram em Xangai, mostrando vários veículos em diferentes cores a serem preparados para transporte. Embora estes sejam provavelmente modelos de exibição, a BYD planeia iniciar as vendas do M9 já no terceiro trimestre deste ano.
Um vislumbre do que este monovolume tem para oferecer
O BYD M9 é um veículo de grandes dimensões, com 5145 mm de comprimento, 1970 mm de largura, 1805 mm de altura e uma distância entre eixos de 3045 mm. O seu design exterior é marcado por uma grelha dianteira cromada de grandes dimensões e faróis imponentes, ligados por um elemento cromado que a marca designa como "bigodes de dragão". Na traseira, destaca-se uma faixa de luz única e o emblema iluminado da BYD. As portas traseiras são deslizantes, facilitando o acesso ao interior.
No habitáculo, o M9 oferece uma configuração de 2+2+3 lugares, com duas luxuosas poltronas individuais na segunda fila. A tecnologia é um ponto central, com um total de três ecrãs na consola:
- Um ecrã principal de 15,6 polegadas.
- Um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.
- Um ecrã para o passageiro dianteiro, também com 12,3 polegadas.
O interior conta ainda com acabamentos de luxo, como um compartimento de arrumação aquecido e refrigerado, mesas rebatíveis para os passageiros e um monitor montado no teto.
Motorização híbrida de nova geração e preços competitivos
O coração do BYD M9 é o sistema híbrido plug-in DM 5.0 da marca. Este sistema combina um motor a gasolina de 1.5 litros turbo com 115 kW (154 cv) de potência e um motor elétrico de 200 kW (268 cv).
Estarão disponíveis duas opções de bateria: uma de 20,4 kWh e outra de 36,6 kWh. Estas permitem uma autonomia em modo puramente elétrico entre os 100 e os 180 km, segundo o ciclo de testes CLTC.
Na China, o BYD Xia tem um preço que varia entre os 249.800 e os 309.800 yuan, o que se traduz em aproximadamente 32.000 a 40.500 euros à taxa de câmbio atual. Para efeito de comparação, o monovolume mais premium da marca, o Denza D9, custa entre 339.800 e 469.800 yuan (cerca de 43.600 a 60.300 euros) no mercado doméstico, posicionando o M9 como uma alternativa extremamente competitiva.
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