Depois de um coro de queixas sobre o redesign da aplicação Fotografias no iOS 18, a Apple decidiu fazer marcha-atrás. Durante a apresentação principal na Worldwide Developers Conference (WWDC 25) desta segunda-feira, a empresa anunciou que o iOS 26 trará ajustes significativos ao visual e à experiência de utilização da aplicação, pondo um ponto final na controvérsia.
A novidade mais aplaudida é o regresso de uma interface com separadores, embora com uma abordagem renovada.
Um regresso muito aguardado: a interface de separadores
Num momento que soou quase como um reconhecimento do erro do ano passado, Craig Federighi, Vice-Presidente Sénior de Engenharia de Software da Apple, admitiu o descontentamento dos utilizadores. "Muitos de vós sentiram falta de usar separadores na aplicação Fotografias", afirmou. "A aplicação Fotografias passa agora a contar com separadores distintos para a Biblioteca e para as Coleções", acrescentou durante a demonstração.
Esta nova estrutura visa simplificar a navegação:
- Biblioteca: Este separador volta a focar-se na simplicidade de percorrer as fotografias mais recentes, uma interface que era claramente a preferida por muitos utilizadores.
- Coleções: Aqui ficarão agrupados os seus favoritos, os álbuns e a funcionalidade de pesquisa para toda a sua biblioteca de imagens.
A alteração surge como resposta direta às reações negativas ao iOS 18, que centralizou todas as formas de interação e organização numa única e confusa página. O descontentamento foi tal que alguns developers chegaram a lançar aplicações pagas de terceiros que prometiam replicar a antiga e mais apreciada interface.
Das suas fotos 2D para 3D: a magia das fotografias espaciais
Aproveitando a atualização para o iOS 26, a aplicação Fotografias ganha uma nova capacidade: transformar as suas fotografias 2D convencionais em fotografias espaciais 3D. Esta funcionalidade, que pode ser acedida a partir do novo Ecrã de Bloqueio do iPhone, é diretamente inspirada na tecnologia de computação espacial dos óculos Vision Pro da Apple.
A aplicação Câmara também foi simplificada
As novidades não se ficam pela aplicação Fotografias. A aplicação Câmara, tanto no iPhone como no iPad, foi redesenhada para tornar as suas múltiplas funcionalidades mais fáceis de encontrar. Agora, o ecrã principal exibe de forma proeminente os dois modos de captura mais utilizados: fotografia e vídeo.
Para aceder a modos adicionais, como o Retrato ou o modo Cinematográfico, basta deslizar o dedo para a esquerda ou para a direita. Já as restantes definições — como o flash, o temporizador, a abertura, entre outras — estão agora acessíveis ao deslizar o dedo de baixo para cima no ecrã.
Além disso, tornou-se mais prático alterar formatos com um simples toque, facilitando a troca entre resolução HD e 4K ou o ajuste da taxa de fotogramas durante a gravação de vídeo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!