A Toyota prepara-se para uma transformação profunda na sua estratégia de eletrificação e mobilidade inteligente, e para isso aliou-se a dois gigantes tecnológicos chineses: a Huawei e a Xiaomi. Durante o seu evento Technology Day 2025, a GAC Toyota, a joint venture da marca japonesa na China, revelou um plano ambicioso que promete integrar o melhor da tecnologia de consumo diretamente nos seus futuros veículos.
A união faz a força: Huawei e Xiaomi entram a bordo
O grande destaque da nova estratégia da Toyota é, sem dúvida, a colaboração com a Huawei e a Xiaomi para o desenvolvimento do seu ecossistema de inteligência artificial. As novidades, avançadas pelo site CarNewsChina, detalham uma colaboração profunda que promete revolucionar a experiência dentro do automóvel.
A parceria com a Xiaomi, a primeira do género para a gigante tecnológica com uma fabricante automóvel global, permitirá uma integração total entre os veículos da Toyota e o ecossistema de dispositivos da Xiaomi. A começar com o futuro topo de gama bZ7, os utilizadores poderão interagir de forma transparente entre o carro e os seus tablets, colunas inteligentes e outros gadgets, estendendo a experiência de casa inteligente para o automóvel.
Por outro lado, a colaboração com a Huawei trará o seu conhecido sistema operativo para os cockpits da Toyota. O mesmo bZ7 será o primeiro modelo da marca a ser equipado com o HarmonyOS 5.0 da Huawei, integrado com um chip Kirin e um impressionante ecrã de 15,6 polegadas. Adicionalmente, a Toyota, a Huawei e a Tencent estão a codesenvolver um assistente de voz de nova geração, capaz de reconhecer utilizadores individuais e gerir os sistemas do veículo de forma proativa.
Novos modelos elétricos e híbridos a caminho
Para suportar esta nova era digital, a Toyota apresentou duas novas plataformas para veículos de nova energia (NEV). A primeira, otimizada para modelos compactos e de médio porte, servirá de base ao novo bZ3X, um veículo focado na eficiência de espaço e tecnologia inovadora.
Uma segunda plataforma, mais versátil, suportará configurações totalmente elétricas (BEV), híbridas plug-in (PHEV) e de autonomia estendida (REEV) para veículos com até 5,3 metros de comprimento. O primeiro modelo a nascer desta base será a berlina premium bZ7, que contará com tecnologia LiDAR e tem lançamento previsto para março de 2026.
No campo dos híbridos, a Toyota seguirá três caminhos: a implementação rápida da sua quinta geração do sistema Intelligent Hybrid Dual Engine, o desenvolvimento de uma sexta geração e a criação de um novo sistema PHEV de alto desempenho que chegará em 2027 aos futuros modelos Sienna e Highlander produzidos na China.
Condução mais inteligente e segura com a Momenta
A assistência à condução é outro pilar fundamental. O bZ3X será atualizado com o sistema de condução inteligente 6.0 da Momenta, que adicionará quase 50 novas funcionalidades. Este sistema utiliza um "modelo do mundo" para perceção e tomada de decisão, permitindo-lhe compreender ambientes de condução complexos e até aprender com base em dados de simulação. O objetivo é que, até 2028, os veículos consigam adaptar o seu comportamento em tempo real às condições do condutor, analisando a sua postura, fadiga e direção do olhar.
Tecnologia de ponta sob o capô
A sustentar toda esta inovação está uma nova arquitetura eletrónica que permite mais de 300 módulos de software e suporta atualizações completas remotamente (OTA). Um novo sistema de gestão de bateria (BMS) incorpora diagnósticos baseados em IA para melhorar a segurança e a gestão do ciclo de vida da bateria.
Para garantir um conforto e uma condução superiores, a Toyota vai também introduzir uma nova plataforma de controlo de chassis digital, com amortecedores eletromagnéticos e suspensões a ar de dupla câmara, prometendo uma redução de 50% no impacto da travagem e um controlo de carroçaria significativamente melhorado.
"China R&D 2.0": a aposta na inovação local
Toda esta revolução é sustentada por uma mudança estratégica interna denominada "China R&D 2.0". A Toyota está a transferir mais responsabilidades de design e desenvolvimento para as suas equipas locais na China. Engenheiros chineses estão agora a liderar projetos de modelos globais como a próxima geração do Camry, Sienna e Highlander, marcando um ponto de viragem da inovação sincronizada globalmente para uma abordagem focada primeiro no mercado chinês.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!