Se está a sentir dificuldades em aceder à sua conta Microsoft 365 ou a gerir funcionalidades de segurança, não está sozinho. A Microsoft está a investigar um incidente que está a provocar erros em vários serviços de autenticação da sua popular plataforma de produtividade, com impacto direto em utilizadores na Europa.
A gigante tecnológica revelou o problema num alerta de incidente publicado no seu centro de administração, detalhando as falhas que os utilizadores e administradores de sistemas podem estar a enfrentar.
O que está a acontecer com o Microsoft 365?
O problema manifesta-se de duas formas principais, afetando tanto utilizadores finais como administradores. Muitos utilizadores reportam erros ao tentar realizar a reposição da palavra-passe de forma autónoma (self-service password reset).
Por outro lado, os administradores de sistemas estão a encontrar dificuldades ou mesmo a impossibilidade de adicionar métodos de autenticação multifator (MFA) a algumas contas de utilizador. De acordo com alertas de serviço do NHSmail, o serviço de colaboração segura para o sistema de saúde e assistência social em Inglaterra, os utilizadores afetados deparam-se com mensagens como "lamentamos, encontrámos um problema" ou "não existem métodos disponíveis" ao configurar a MFA.
As regiões impactadas por esta falha incluem a Ásia-Pacífico, o Médio Oriente, África e também a Europa, afetando uma vasta base de clientes.
Microsoft já identificou a causa e prepara solução
A Microsoft atribui a origem do incidente a uma alteração recente que, ironicamente, tinha como objetivo melhorar a funcionalidade de login com MFA. A empresa afirmou que "parte da infraestrutura que processa os pedidos relacionados com a autenticação não está a funcionar dentro dos limites esperados".
Desde que o problema foi reconhecido, os engenheiros da Microsoft já validaram uma atualização de configuração para mitigar temporariamente os problemas. Enquanto trabalham numa solução definitiva, esta medida provisória visa aliviar o impacto nos utilizadores. "Estamos a fazer algumas alterações de configuração para mitigar o impacto e a telemetria já mostra melhorias", informou a empresa.
Um problema que se repete com frequência
Esta não é a primeira vez que a autenticação multifator do Microsoft 365 causa dores de cabeça este ano. Em janeiro, um incidente semelhante impediu que clientes acedessem às aplicações do Office 365, com a causa a ser atribuída a um aumento súbito e inesperado no uso de recursos de CPU.
Mais recentemente, em maio, a Microsoft corrigiu uma falha que afetou múltiplos serviços na América do Norte, incluindo a popular plataforma de colaboração Teams. Um mês antes, em abril, foi um problema de licenciamento que bloqueou o acesso a serviços do Microsoft 365 para alguns clientes com subscrições Familiares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!