Prepare a carteira se está a pensar comprar um Volvo no próximo ano. Um guia de encomendas para a gama de 2026, que chegou à internet antes do tempo, revela que a marca sueca planeia aumentar os preços de vários modelos em quase 6% no mercado norte-americano. Estes aumentos, que podem traduzir-se em milhares de euros, parecem não vir acompanhados de grandes novidades tecnológicas ou de equipamento que os justifiquem.
A notícia, avançada pelo site CarsDirect, indica que os aumentos nos EUA podem chegar aos 3.200 dólares. Embora esta informação se refira ao mercado americano, serve frequentemente como um indicador para as tendências de preços que podem chegar mais tarde à Europa e a Portugal.
SUVs híbridos são os mais afetados
O maior aumento parece estar reservado para o popular SUV híbrido plug-in da marca. O Volvo XC90 T8 Core PHEV de 2026 deverá ter um preço de venda recomendado de 76.200 dólares, um acréscimo de 3.200 dólares (cerca de 2.975 euros) face ao preço atual de 73.000 dólares. Este valor representa uma subida de 4,4%.
Outros modelos populares seguem a mesma tendência:
- Volvo XC60: O modelo base sofrerá um dos maiores aumentos percentuais, com uma subida de 5,6%. O preço passará de 47.050 para 49.700 dólares, um acréscimo de 2.650 dólares (aproximadamente 2.465 euros).
- Resto da gama: Em média, os modelos V60, V90, XC40, XC60 e XC90 verão um aumento de 4,2%, com os valores a oscilarem entre os 1.800 e os 3.200 dólares (entre 1.675 e 2.975 euros), dependendo da versão.
Menos descontos e poucas novidades a justificar
Para agravar a situação para os futuros compradores, a Volvo parece estar também a reduzir os descontos e os incentivos de financiamento. Esta estratégia surge após o anúncio de novas taxas alfandegárias sobre carros importados nos EUA, implementadas pela administração Trump em abril passado.
Apesar da coincidência, a Volvo não atribui oficialmente a subida de preços a estas tarifas, citando antes um aumento geral dos custos e as "condições de mercado". No entanto, é difícil não ver uma ligação, especialmente tendo em conta o impacto que estas medidas têm nos planos da marca para os novos modelos elétricos, como o ES90.
Para quem pondera comprar um dos modelos atuais, como o XC90 PHEV ou o elétrico EX90, a boa notícia é que não se esperam grandes diferenças de equipamento para a gama de 2026 que justifiquem esperar (e pagar mais). A exceção parece ser o XC60, que deverá receber um conjunto de atualizações semelhantes às que foram vistas na bem recebida versão 2025.5 do XC90.
A Volvo não está sozinha nesta tendência. A BMW já anunciou que vai subir os seus preços em cerca de 2% a partir de julho, e a Ford aumentou os preços dos seus veículos fabricados no México em cerca de 2.000 dólares no mês passado.
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