O Land Rover Defender é um ícone do todo-o-terreno que, nos últimos anos, se transformou também num símbolo de luxo e elegância. Agora, a marca britânica prepara-se para expandir a família com um modelo que promete agitar o mercado: um SUV totalmente elétrico, mais compacto e que poderá atrair uma nova vaga de clientes.
Apesar do seu design robusto e inconfundível, que o distingue claramente da gama Range Rover e de rivais como a Mercedes-Benz e a BMW, a Land Rover quer capitalizar ainda mais no sucesso do nome Defender. Com várias versões e três tamanhos já disponíveis, o próximo passo lógico é a eletrificação num formato mais acessível.
Um Defender Sport para as massas
Segundo informações avançadas pela AutoWeek, este novo modelo de entrada de gama poderá chamar-se Defender Sport. Com um comprimento a rondar os 4,5 metros, o "baby" Defender terá um tamanho semelhante ao de um BMW X1, posicionando-se na gama da Jaguar Land Rover (JLR) entre o Discovery Sport e o Range Rover Evoque.
A chegada deste novo SUV elétrico levanta a possibilidade de poder vir a ser o sucessor direto do Discovery Sport, cujo futuro ainda não foi revelado pela JLR. Espera-se que o novo modelo mantenha traços de design característicos do Defender, como as cavas das rodas proeminentes e uma postura mais elevada, garantindo a sua identidade visual imponente.
Plataforma nova, ambições elétricas
O Defender Sport será um dos primeiros veículos a ser construído sobre a nova plataforma EMA (Electric Modular Architecture) da JLR. Esta arquitetura foi inicialmente concebida exclusivamente para veículos elétricos, o que demonstra o compromisso da marca com a eletrificação. No entanto, não está descartada a possibilidade de uma variante híbrida plug-in (PHEV) para complementar a oferta.
Esta mesma plataforma servirá de base para outros futuros modelos elétricos do grupo, incluindo o sucessor do popular Range Rover Evoque. A estratégia poderá até abrir portas para um futuro Discovery totalmente elétrico, caso o novo Defender Sport não o substitua.
O desafio de eletrificar um ícone
A aposta num novo modelo elétrico surge enquanto a eletrificação do Defender atual, de maiores dimensões (modelo L663), se revela um desafio. Numa entrevista à Autocar, o Diretor Comercial da JLR, Lennard Hoornik, explicou as dificuldades.
"Eletrificar o atual carro 'L663', na sua plataforma D7x, não é o que queremos", afirmou Hoornik. Explicou que, embora a plataforma seja "brilhante no que faz", "não é fácil encontrar o espaço extra necessário dentro desse chassis para as baterias".
Esta dificuldade técnica justifica a aposta na nova plataforma EMA para os modelos mais compactos. Antes da chegada do "baby" Defender, a JLR lançará o primeiro Range Rover totalmente elétrico ainda este ano, um modelo que já conta com mais de 61.000 inscrições na sua lista de espera, demonstrando o enorme interesse do público nos SUV elétricos de luxo da marca. A JLR reitera o seu compromisso de lançar um veículo elétrico sob cada uma das suas marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!