A Microsoft confirmou que está a simplificar a gestão de atualizações para os administradores de sistemas, ao ativar por defeito a funcionalidade de "hotpatching" no Windows Autopatch. Esta mudança, que começou a ser implementada esta semana, permite a aplicação de atualizações de segurança sem a necessidade de reiniciar os dispositivos, uma novidade que promete otimizar a segurança e minimizar interrupções no ambiente empresarial.
A funcionalidade, que já tinha sido anunciada em maio, torna-se agora uma realidade através do Microsoft Intune, o serviço de gestão de dispositivos móveis da empresa.
O que é o 'hotpatching' e o Autopatch?
Para quem não está familiarizado, o Windows Autopatch é um serviço na cloud da Microsoft que automatiza o processo de atualização do Windows, Microsoft 365 Apps, Microsoft Edge e Microsoft Teams. Essencialmente, liberta os administradores de TI da tarefa manual de configurar e implementar atualizações.
O "hotpatching" eleva esta automação a um novo nível. Trata-se de uma tecnologia que aplica atualizações de segurança críticas ao código em memória dos processos em execução, eliminando a necessidade de um reinício imediato do sistema para que as correções tenham efeito. O resultado é uma proteção mais rápida contra vulnerabilidades e menos tempo de inatividade para os utilizadores.
Novas políticas com 'hotpatch' por defeito
Numa comunicação recente no Microsoft 365 Admin Center, a gigante tecnológica detalhou como a mudança será implementada. A partir de 23 de junho de 2025, todas as novas políticas de atualizações de qualidade do Windows criadas através do Autopatch terão a opção de "hotpatch" ativada por predefinição.
Segundo a Microsoft, esta alteração irá "otimizar a criação de políticas" e permitir que as organizações beneficiem de "uma conformidade de segurança mais rápida e de uma redução do tempo de inatividade" em edições do Windows que suportem esta tecnologia.
Como ativar em políticas já existentes
Para as empresas que já utilizam o Windows Autopatch, a funcionalidade não será ativada retroativamente de forma automática. No entanto, os administradores de sistemas podem ativá-la manualmente seguindo um processo simples no portal de gestão do Intune.
A Microsoft forneceu os seguintes passos para modificar as políticas existentes:
Aceder ao centro de administração do Microsoft Intune.
Navegar para Dispositivos > Atualizações do Windows > Atualizações de qualidade.
Selecionar a política de atualizações de qualidade que se pretende modificar.
Na secção "Definições", selecionar a opção Editar.
Localizar a definição "Quando disponível, aplicar sem reiniciar o dispositivo ('hotpatch')".
Alterar a opção para "Permitir".
Para os administradores que desejem consultar a comunicação oficial, a Microsoft identificou esta atualização com o ID de mensagem MC1101876 no Microsoft 365 Admin Center.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!