1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo da Intel

 

A Intel está a encerrar a sua divisão de negócio dedicada ao fabrico de processadores para a indústria automóvel. Num memorando interno a que o The Oregonian teve acesso, a gigante dos semicondutores informa os trabalhadores que planeia despedir a "maioria" dos funcionários do departamento, justificando a decisão com a necessidade de reorientar o foco para o seu "portfólio principal de clientes e centros de dados".

 

"Como parte deste trabalho, decidimos encerrar o negócio automóvel dentro do nosso grupo de computação de cliente", escreve a Intel no comunicado. "Estamos empenhados em garantir uma transição suave para os nossos clientes."

 

Uma presença em mais de 50 milhões de veículos

 

Ao longo dos anos, a Intel realizou investimentos significativos no seu negócio automóvel, que desenvolve os chips que alimentam sistemas de infoentretenimento, painéis de instrumentos e outros controlos nos veículos. A tecnologia da empresa está presente em mais de 50 milhões de automóveis e, até agora, a estratégia parecia ser de expansão.

 

Ainda no ano passado, a empresa anunciou novos processadores melhorados com Inteligência Artificial, destinados a otimizar os sistemas de navegação e os assistentes de voz dos veículos. Havia também planos revelados para levar a sua tecnologia de GPU Arc para o setor automóvel.

 

Reestruturação em curso sob nova liderança

 

Esta decisão surge num contexto de reestruturação mais ampla na empresa. Em 2017, a Intel adquiriu a Mobileye, uma empresa de tecnologia para carros autónomos, por 15 mil milhões de dólares. Embora a Mobileye se tenha tornado posteriormente uma empresa pública e autónoma, a Intel ainda detém uma participação maioritária.

 

O recém-nomeado CEO da Intel, Lip-Bu Tan, afirmou em abril que a empresa precisaria de "reduzir o tamanho" da sua força de trabalho no segundo trimestre de 2025, como parte dos planos para reajustar o rumo da gigante dos chips. Além do setor automóvel, a empresa também já informou os funcionários sobre despedimentos na sua divisão de fundição (foundry). Um aviso recente ao abrigo da lei WARN no estado da Califórnia aponta para o despedimento de 107 funcionários na sua sede em Santa Clara.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech