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pedais dentro do carro de condução

 

A condução com um só pedal, ou "one-pedal driving", é uma das funcionalidades mais apreciadas nos carros elétricos modernos. Ao permitir acelerar e desacelerar usando apenas o pedal do acelerador, graças à travagem regenerativa, simplifica consideravelmente a condução urbana. Contudo, a China está prestes a impor restrições significativas a esta prática, citando preocupações com a segurança.

 

Uma nova norma, designada GB 21670-2025, foi aprovada pela Administração Estatal para a Regulação do Mercado e pela Administração para a Normalização da China, com o objetivo de mitigar os riscos associados a esta funcionalidade. A informação foi avançada pela publicação chinesa The Paper.

 

O problema de segurança que preocupa a China

 

Atualmente, muitos veículos elétricos vendidos na China ativam o modo de condução com um pedal por defeito. Isto significa que os condutores não necessitam de realizar qualquer ação para que a funcionalidade esteja ativa assim que ligam o carro.

 

Segundo as entidades reguladoras chinesas, esta configuração padrão apresenta riscos de segurança. A habituação a usar exclusivamente o pedal do acelerador pode levar a um atraso na reação dos condutores em situações de emergência, onde a utilização rápida e decisiva do pedal do travão é crucial. As autoridades reportam mesmo a existência de vários acidentes graves em que os condutores, por engano, pressionaram o acelerador em vez do travão, um erro que pode estar diretamente relacionado com o hábito criado pelo "one-pedal driving".

 

As novas regras para a condução com um pedal

 

Para endereçar estas preocupações, a nova norma chinesa impõe várias alterações importantes aos fabricantes de automóveis. As novas diretrizes estabelecem que:

 

  • O modo "one-pedal drive" não pode estar ativo por defeito. Ao ligar o veículo, este deve comportar-se de forma tradicional, exigindo que o condutor use o pedal do travão para parar completamente. A ativação da condução com um pedal terá de ser feita manualmente pelo utilizador.

  • As luzes de travagem passam a ser obrigatórias sempre que a travagem regenerativa cause uma desaceleração superior a 1,3 m/s², mesmo que o pedal do travão não seja pressionado.

  • De forma surpreendente para muitos mercados, todos os veículos ligeiros de passageiros na China serão obrigados a vir equipados com sistema de travagem anti-bloqueio (ABS), um requisito obrigatório na União Europeia desde 2004.

 

Implementação será feita por fases

 

A entrada em vigor desta nova norma, a GB 21670-2025, será feita de forma faseada para permitir a adaptação por parte da indústria automóvel.

Para todos os novos modelos de veículos que procurem homologação, as regras entrarão em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026. No que diz respeito à regra específica da condução com um pedal, todos os modelos já homologados e em comercialização terão de estar em conformidade até 1 de janeiro de 2027.




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