
A mais recente versão do padrão de carregamento sem fios Qi está a chegar aos iPhones e a alguns smartphones Android. A tecnologia recebeu também uma nova e mais apelativa designação, Qi2 25W, que destaca a sua velocidade e substitui o nome anterior, Qi2.2.
Um aumento de potência de 66%
A grande novidade está no próprio nome. O Qi2 25W fornece até 25 watts de potência a produtos compatíveis, o que representa um aumento de 66% em relação à plataforma Qi2 existente. Segundo Paul Struhsaker, Diretor Executivo do Wireless Power Consortium (WPC), "o carregamento sem fios notavelmente rápido e eficiente do Qi2 25W irá incentivar uma maior penetração do uso de carregamento sem fios e acelerar a adoção do novo padrão".
Uma evolução bem-vinda para o iPhone
Os iPhones mais recentes já utilizam o padrão Qi2, pelo que a futura adoção do Qi2 25W pela Apple não é uma grande surpresa, embora seja uma notícia bem-recebida pelos utilizadores que anseiam por velocidades de carregamento superiores.
A grande mudança para o mundo Android
Para o ecossistema Android, no entanto, este é um evento que pode mudar as regras do jogo. A maioria dos telemóveis Android nunca obteve a certificação Qi2. Embora fosse tecnicamente possível integrar o carregamento magnético, isso exigia, tipicamente, o uso de uma capa dedicada. A chegada do Qi2 25W abre a porta à certificação oficial e à adoção em massa pela plataforma.
Não só para smartphones
Os smartphones são apenas a mais recente categoria de produtos a adotar o Qi2 25W. Vários outros dispositivos, incluindo power banks e carregadores, já foram certificados no início deste mês. O WPC, entidade responsável pela norma, afirma que existem "várias centenas" de dispositivos na fila de espera para serem testados e receberem a certificação oficial. Por agora, ainda não se sabe quais os modelos de smartphones Android que se encontram nessa lista de espera.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!