1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Antena da Starlink

O serviço de internet por satélite Starlink, da SpaceX, sofreu uma falha global na passada quinta-feira, que se prolongou por mais de duas horas e afetou um número potencialmente na ordem dos milhões de utilizadores em todo o mundo. A causa, segundo a empresa, esteve numa falha de software interno e não nos satélites.

O que aconteceu ao certo?

Os primeiros relatos de problemas de ligação começaram a surgir por volta das 20:20 (hora de Portugal Continental), de acordo com a plataforma DownDetector. No entanto, a SpaceX só reconheceu a falha publicamente às 21:05, através de uma publicação na conta da Starlink na rede social X. A empresa também confirmou a situação no seu próprio website da Starlink.

Utilizadores de várias partes do globo, incluindo Estados Unidos, Europa, Reino Unido e Ásia, partilharam as suas dificuldades de acesso na página do serviço no Reddit, a r/starlink. O serviço começou a ser restaurado para alguns utilizadores por volta das 22:30 e, às 23:23, o vice-presidente de engenharia da Starlink, Michael Nicolls, afirmou que a rede estava "maioritariamente recuperada".

A causa não esteve nos satélites

Na comunicação inicial, a SpaceX limitou-se a informar que estava a "implementar ativamente uma solução", sem adiantar detalhes sobre a origem do problema. Mais tarde, após a recuperação do serviço, Michael Nicolls esclareceu que a interrupção se deveu a uma "falha de serviços de software internos chave que operam a rede principal".

Nicolls fez questão de sublinhar que o problema não teve origem na constelação de satélites ou em qualquer outra falha de hardware. Acrescentou ainda que a Starlink irá "investigar a fundo a causa deste problema para garantir que não volta a acontecer". Embora a empresa não tenha divulgado o número exato de clientes afetados, o serviço conta atualmente com mais de seis milhões de utilizadores ativos a nível global.

O impacto de uma falha na conectividade remota

O Starlink foi concebido para fornecer acesso à internet em locais onde os fornecedores tradicionais não chegam, tornando-se uma opção popular para quem vive em zonas rurais, entusiastas de autocaravanas e qualquer pessoa sem acesso a infraestruturas de internet convencionais.

Adicionalmente, a SpaceX estabeleceu parcerias com empresas como a T-Mobile para expandir a conectividade de smartphones para lá dos limites das redes móveis tradicionais. De momento, não é claro de que forma este serviço específico da T-Mobile, que recorre à rede Starlink, foi impactado pela falha.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech