Segundo o The Verge, a United States International Trade Comission decidiu a favor da Apple num processo apresentado pela empresa contra a HTC e o uso do sistema Android nmos seus dispositivos. Esta é mais um resultado das constantes batalhas judiciais entre empresas devido às patentes dos seus dispositivos.
Desta forma, a Apple pode vir a suspender as vendas de dispositivos Android da HTC nos EUA.
A patente que, segundo a Apple, o Android se encontra a violar diz respeito a capacidade do sistema transformar um número de telefone numa acção, como a opção de ligar para o número.
No entanto esta patente diz respeito ao sistema Android e não à implementação da HTC nos seus dispositivos. A empresa tem agora até ao dia 19 de Abril de 2012 para alterar este sistema, sendo que caso não seja efectuada essa alteração, a empresa será obrigada a suspender as vendas de dispositivos Android no mercado americano.
Em comunicado, a HTC considera este resultado uma vitória, visto que outras patentes que a Apple considerava encontrarem-se em violação não foram aceites pelo tribunal, reforçando que a sua equipa se encontra a desenvolver novas alternativas para a patente violada nos seus dispositivos.
No entanto, estas alterações necessitam de ser posteriormente aprovadas pela Google, de forma a serem aplicadas no sistema Android antes de serem lançadas parta os utilizadores finais do sistema.
Uma vez que a patente em causa se encontra no próprio sistema Android, existem rumores que a Apple poderá estar a preparar-se para lançar novos processos contra outras empresas que utilizam o sistema Android nos seus dispositivos.