
A Microsoft está a implementar um sistema de verificação de idade para as contas Xbox, de forma a cumprir a nova e rigorosa Lei de Segurança Online do Reino Unido. Numa nova publicação no seu blog oficial, a gigante tecnológica sugere que esta medida é apenas o primeiro passo antes de uma expansão para outros países.
O que muda para os jogadores no Reino Unido?
Os jogadores no Reino Unido que tenham indicado nas suas contas terem 18 anos ou mais vão começar a receber notificações que os incentivam a verificar a sua idade. Por enquanto, este processo é opcional. Os utilizadores poderão continuar a desfrutar dos seus jogos até ao "início de 2026", altura em que a verificação se tornará obrigatória para "manter o acesso total às funcionalidades sociais na Xbox, como comunicação por voz ou texto e convites para jogos".
Quem optar por não verificar a idade poderá continuar a fazer compras, a jogar e a ganhar achievements. No entanto, as suas interações sociais ficarão limitadas apenas à sua lista de amigos.
A Online Safety Act do Reino Unido é a "culpada"
A controversa Lei de Segurança Online do Reino Unido foi aprovada em 2023 com o objetivo de, entre outras coisas, proibir a partilha não consensual de pornografia "deepfake" e criar regras para impedir que menores de idade sejam expostos a conteúdo para adultos. À medida que os reguladores definiram as formas de as empresas cumprirem a lei, a implementação de sistemas de verificação de idade tornou-se a solução mais comum para as plataformas que alojam conteúdo adulto.
É por esta razão que, nos últimos meses, empresas como a Microsoft, Bluesky, Reddit e Discord anunciaram programas semelhantes de verificação de idade para os seus utilizadores.
Sistemas de verificação não são infalíveis
O principal problema é que nenhum sistema de verificação de idade é perfeito e, em alguns casos, podem ser contornados de formas surpreendentes. O The Verge reporta, por exemplo, que é possível enganar o sistema de verificação do Reddit utilizando o modo de fotografia do jogo Death Stranding 2: On the Beach. O uso de uma VPN também se tem revelado uma forma eficaz de contornar estas ferramentas de segurança.
O futuro da verificação e as preocupações com a privacidade
A Microsoft afirma que espera aprender com a experiência no Reino Unido para "lançar processos de verificação de idade em mais regiões no futuro". A empresa adverte que as opções de verificação oferecidas noutros mercados poderão ser diferentes das atuais no Reino Unido, que incluem "prova de um documento de identificação emitido pelo governo, estimativa de idade, verificação através do operador móvel e verificação por cartão de crédito".
Se empresas como a Microsoft continuarem a expandir a verificação de idade para mais regiões, poderá tornar-se mais difícil de evitar. No entanto, esta adoção generalizada levanta as suas próprias e significativas implicações de privacidade e segurança de dados para milhões de utilizadores em todo o mundo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!