1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 logo

 

A Microsoft lançou um novo vídeo promocional onde detalha como os utilizadores podem, de forma simples, transitar para o Windows 11. A empresa destaca a utilização da sua aplicação de Backup para transferir os conteúdos de um PC com Windows 10, ou pelo menos, a maior parte deles.

 

A novidade foi detetada pelo site Windows Latest, que partilhou o vídeo onde a Microsoft demonstra a aparente facilidade em fazer a atualização para um novo computador com Windows 11. Conforme o vídeo explica, é possível fazer uma cópia de segurança dos ficheiros pessoais, das definições do Windows e até de algumas aplicações do seu PC antigo com Windows 10, transferindo tudo diretamente para a nova máquina com o mínimo de complicações.

 

O truque escondido nos detalhes

 

Apesar da simplicidade aparente, a própria Microsoft esclarece os principais inconvenientes de usar a aplicação de Backup do Windows. O maior obstáculo é que não é possível transferir aplicações de terceiros; estas terão de ser reinstaladas manualmente no novo sistema. Apenas as aplicações descarregadas da Microsoft Store são transferidas, sendo que os seus atalhos aparecerão nos locais originais, bastando clicar para as reinstalar.

 

O segundo grande senão é o limite de 5GB para os ficheiros. Esta restrição existe porque a cópia de segurança é armazenada no OneDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. Uma conta gratuita oferece apenas 5GB, o que significa que se os seus dados excederem este valor, terá de subscrever um plano pago do OneDrive para conseguir mais espaço.

 

Existem alternativas gratuitas que a Microsoft não promove

 

Na prática, se o volume dos seus dados e definições ultrapassar os 5GB – o que acontece na maioria dos casos – será obrigado a pagar por um plano do OneDrive para que a aplicação de Backup transfira tudo para o seu novo PC com Windows 11. Trata-se de uma estratégia subtil da Microsoft para incentivar a subscrição do seu serviço de armazenamento, não oferecendo alternativas para usar outros fornecedores de cloud.

 

Felizmente, existem formas de contornar este pagamento. Uma delas passa por ser mais seletivo no que escolhe para a cópia de segurança, deixando de fora, por exemplo, ficheiros mais pesados como fotografias e vídeos. Para mover estes ficheiros, pode simplesmente copiá-los para um disco externo e, posteriormente, transferi-los manualmente para o novo computador. É um passo extra, mas que pode poupar-lhe dinheiro.

 

Outra opção, que estará disponível no futuro, é a funcionalidade de migração PC-para-PC diretamente na aplicação de Backup. Este método permitirá a transferência de ficheiros entre computadores através da rede local, sem necessidade de usar o OneDrive. No entanto, continuará a ser necessária uma conta Microsoft e, neste caso, nenhuma aplicação será transferida, nem mesmo as da Microsoft Store.

 

Esta funcionalidade ainda não está ativa. Atualmente, apenas uma versão não funcional está disponível no Windows 11, e ainda não chegou ao Windows 10. Espera-se que a Microsoft a implemente antes de outubro de 2025, data em que o suporte ao Windows 10 terminará. Curiosamente, a Microsoft não menciona esta funcionalidade no seu vídeo promocional, o que reforça a ideia de que a prioridade atual é impulsionar as subscrições do OneDrive.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech