
Desta vez, não se trata de uma falha de software que possa ser corrigida com uma simples atualização remota. A Tesla vai mesmo avançar com a recolha de milhares de unidades do Model 3 e do Model Y, produzidas na sua fábrica de Berlim, devido a um problema de corrosão nos cabos de travagem.
Apesar de não haver registo de quaisquer incidentes resultantes desta falha, a preocupação foi suficiente para que a fabricante norte-americana ativasse uma chamada à oficina. Esta medida preventiva visa garantir a segurança e a fiabilidade dos veículos a longo prazo.
Os modelos afetados e a origem do problema
A medida afeta especificamente unidades do Tesla Model 3 Highland e versões do Model Y anteriores à atualização "Juniper", todas produzidas na fábrica da marca em Berlim entre 2024 e 2025. O futuro Model Y Juniper não está incluído nesta ação.
Este alerta surge na sequência de vários relatos de proprietários em plataformas online, como o Reddit, onde foram partilhadas imagens de ferrugem nas linhas de travagem, mesmo em veículos com pouco tempo de uso. Aparentemente, os cabos dos travões podem, em determinadas condições, apresentar sinais prematuros de corrosão.
A solução da Tesla: mais do que uma simples atualização
Perante os relatos, a Tesla decidiu intervir de forma estruturada. A solução passa por uma visita às oficinas da marca e combina uma revisão mecânica com uma atualização de software e a substituição do fluido dos travões.
Todos os veículos envolvidos na recolha terão direito a uma substituição preventiva do líquido de travagem e a uma inspeção visual rigorosa de todo o sistema. Se for detetada qualquer corrosão nos cabos, estes serão imediatamente substituídos sem qualquer custo para o cliente.
Como saber se o seu Tesla está incluído na recolha
A Tesla irá notificar os proprietários dos veículos afetados através de vários canais. O principal meio de comunicação será a própria aplicação da marca. Ao tentar agendar uma visita de assistência na app, o proprietário de um modelo abrangido pela recolha receberá uma notificação sobre a necessidade desta intervenção.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!