
A bancada de testes para o 5G da NOS, um projeto desenhado para acelerar a transformação digital em Portugal, já está a todo o vapor. A iniciativa conta com 140 projetos-piloto em desenvolvimento, dos quais 65 já foram concluídos com sucesso. Este número representa cerca de 40% da execução total prevista, colocando o projeto no caminho certo para atingir a meta de 165 pilotos até junho de 2026.
O principal objetivo desta Test Bed 5G é apoiar startups e PMEs, dando-lhes acesso a infraestruturas de ponta e ao conhecimento de especialistas em comunicações avançadas. Desta forma, pretende-se acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços que possam tirar partido da nova geração de redes móveis.
Um ecossistema para acelerar o futuro
Este consórcio de inovação é liderado pela NOS e conta com a copromoção da MC, dona de insígnias como o Continente e a Wells. O núcleo duro de parceiros inclui ainda entidades de peso como o INESC TEC, o CEiiA e a Ericsson, criando um ecossistema robusto para testar e validar novas soluções tecnológicas.
Os projetos abrangem setores cruciais para a economia nacional, com 24 pilotos dedicados à Saúde, 12 à Indústria, 11 às Cidades Inteligentes (Smart Cities), 26 ao Retalho e 67 projetos transversais que se aplicam a múltiplas áreas. Os testes decorrem tanto na rede comercial da NOS como num ambiente controlado no NOS HUB 5G.
Da saúde ao retalho, a inovação na prática
As aplicações práticas são variadas e prometem modernizar vários setores. Na área da saúde, por exemplo, destacam-se soluções como a plataforma da Wisify para avaliação corporal digitalizada, e as ferramentas da Jolicare e Click2Care para monitorização de idosos e prevenção de quedas.
Na indústria, projetos como o da Controltextil permitem a monitorização em tempo real do chão de fábrica, enquanto a Glartek aposta na realidade aumentada para dar suporte assistido em operações industriais. Até as cidades podem ficar mais inteligentes, com os sistemas de rega automatizados da Trigger Systems, que prometem poupanças significativas de água e energia. No retalho, a UXPAY está a desenvolver vending machines inteligentes, e em projetos transversais, a Speedbird testa o transporte de bens através de drones em 5G SA.
Um investimento estratégico no 5G
Para a NOS, a liderança no 5G é um pilar estratégico, representando um investimento que já ascende a cerca de 420 milhões de euros. A operadora tem-se destacado também como a empresa portuguesa que mais investe em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e que mais pedidos de patentes submete.
Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS, sublinha a importância desta aposta: “Acreditamos que todos os projetos de inovação que estamos a desenvolver com a Test Bed 5G são passos essenciais rumo à transição digital e ao aumento de competitividade da nossa economia. O 5G e todas as tecnologias por ele potenciadas, como Inteligência Artificial, Blockchain, IoT, são capazes de gerar milhares de milhões de euros, se bem aproveitadas, e queremos ajudar as organizações portuguesas a usufruírem desse potencial.”











Nenhum comentário
Seja o primeiro!