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Tesla FSD

 

Depois de quase um ano de espera e várias promessas de Elon Musk, a Tesla começou finalmente a disponibilizar a tão aguardada atualização Full Self-Driving (Supervised) v14. Este novo software, que promete uma condução autónoma mais inteligente e segura, está a chegar aos proprietários de veículos Tesla equipados com o hardware mais recente (HW4).

 

A última grande atualização, a v13, remonta ao final de 2024, o que gerou alguma ansiedade na comunidade. A justificação da Tesla para a demora foi o foco da equipa de desenvolvimento no seu serviço "Robotaxi", que está a ser testado em Austin, no Texas. Agora, a versão 14 chega como o culminar dessa experiência, integrando nos carros de consumo o que foi aprendido com o programa de táxis autónomos.

 

Apesar de Elon Musk ter prometido o lançamento para setembro, um "bug" de última hora acabou por atrasar a sua chegada até agora.

 

Condução mais inteligente e opções de Robotáxi

 

A grande estrela desta atualização é a incorporação de funcionalidades inspiradas no serviço de Robotáxi. Segundo as notas de lançamento completas, partilhadas pelo Electrek, uma das principais novidades são as "Opções de Chegada", que permitem ao condutor escolher onde o FSD deve estacionar no destino, seja num parque de estacionamento, na rua, numa garagem ou simplesmente à beira do passeio, para uma largada rápida.

 

A segurança foi também reforçada com a capacidade de o veículo ceder a passagem ou encostar para veículos de emergência, como ambulâncias, carros de bombeiros ou da polícia. Além disso, o sistema de navegação e rotas foi integrado diretamente na rede neural de visão, permitindo uma gestão em tempo real de estradas bloqueadas e desvios.

 

Para quem prefere uma condução mais tranquila, foi adicionado um novo perfil de velocidade, o "SLOTH", que é ainda mais conservador que o modo "CHILL", optando por velocidades mais baixas e mudanças de faixa menos agressivas. O sistema está também mais apto a lidar com obstáculos, como detritos na estrada, e a navegar em cenários complexos, como curvas sem proteção, mudanças de faixa e a presença de autocarros escolares.

 

Melhorias de hardware e fiabilidade

 

O FSD v14 traz também novidades que otimizam o hardware do veículo. Foi adicionado um sistema automático de lavagem da câmara frontal, que se torna mais eficiente a velocidades elevadas para garantir uma visão sempre limpa. O sistema alerta ainda para a acumulação de resíduos no interior do para-brisas que possam afetar a visibilidade da câmara.

 

A fiabilidade do sistema foi melhorada, com o FSD a ser agora mais capaz de gerir falhas internas e recuperar de forma suave de uma operação degradada, garantindo uma experiência de condução mais consistente.

 

Interface renovada para maior simplicidade

 

A interação com o sistema de condução autónoma foi simplificada. Agora é possível iniciar o FSD com um simples toque no ecrã central, seja a partir do estacionamento ou durante a condução. As definições, como o perfil de velocidade ou as opções de chegada, podem ser ajustadas diretamente na visualização do Autopilot.

 

A roda de scroll direita do volante passa a ajustar o perfil de velocidade, em vez do desvio exato da velocidade máxima. Outra mudança importante é que, por defeito, já não é necessário pressionar o pedal do travão para confirmar o início da condução autónoma, embora essa opção possa ser reativada nas definições.

Apesar do nome "Full Self-Driving", a Tesla continua a sublinhar que se trata de um sistema supervisionado. A empresa reforça que o condutor deve manter sempre a atenção na estrada, pois o veículo não se torna totalmente autónomo. A Tesla já prometeu melhorias futuras na suavidade geral da condução e na qualidade do estacionamento.




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