1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Super mario da Nintendo

 

O grupo de hackers conhecido como Crimson Collective reivindicou, no passado sábado, a autoria de um ataque aos servidores da Nintendo. Os cibercriminosos alegam ter conseguido acesso a uma vasta quantidade de ficheiros, incluindo recursos de produção, ficheiros de desenvolvimento e cópias de segurança. Até ao momento, a gigante japonesa dos videojogos não emitiu qualquer comunicado oficial sobre o incidente, o que mantém a veracidade da invasão por confirmar.

 

Este é o mesmo grupo responsável pelo recente ataque à Red Hat, durante o qual foram roubados cerca de 570 GB de dados dos seus repositórios no GitHub. Na altura, o grupo tentou extorquir a empresa através de um pedido de resgate, que não foi pago. A Red Hat optou por admitir a fuga de informação e colaborar com as autoridades para responsabilizar os hackers e mitigar os danos junto dos seus clientes.

 

O histórico de sigilo da Nintendo e os ataques na indústria

 

Conhecida pela sua política de proteção rigorosa das suas propriedades intelectuais e pelo secretismo em torno de informações internas, é pouco provável que a Nintendo comente o caso. A empresa só será legalmente obrigada a divulgar a invasão se tiverem sido comprometidos dados de clientes ou funcionários. A notícia do alegado ataque foi partilhada pela empresa de cibersegurança Hackmanac na rede social X (anteriormente Twitter), onde foi publicada uma imagem que supostamente mostra os dados roubados.

 

Se o ataque se confirmar e os responsáveis forem de facto o Crimson Collective, é provável que a Nintendo esteja a ser alvo de uma tentativa de ransomware.

A indústria dos videojogos tem sido um alvo frequente de ciberataques nos últimos anos. Em 2023, a Rockstar sofreu uma fuga de informação que revelou o código-fonte de Grand Theft Auto VI. No mesmo ano, um ataque de ransomware afetou a Insomniac Games, o estúdio responsável pelos mais recentes jogos da saga Marvel’s Spider-Man. Já em 2021, foi a vez da CD Projekt Red ver o código-fonte de Cyberpunk 2077 e The Witcher 3 ser divulgado publicamente após uma invasão semelhante.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech