1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Hearthstone

 

A Blizzard, um dos estúdios mais icónicos da Microsoft, viu nascer mais um sindicato nos seus quadros. Desta vez, foram os developers responsáveis pelos populares jogos Hearthstone e Warcraft Rumble a unirem-se para formar uma nova unidade sindical com mais de 100 trabalhadores, que inclui engenheiros de software, designers, artistas, produtores e testers de qualidade. O grupo será representado pela Communication Workers of America (CWA).

 

Uma onda de sindicalização que não para de crescer

 

Esta onda de sindicalização não é um fenómeno novo no estúdio. A inspiração para este novo grupo veio do sucesso alcançado pelos colegas de World of Warcraft, que formaram a sua própria associação no ano passado. O movimento ganhou ainda mais força já em 2025, com as equipas responsáveis por Diablo e Overwatch a seguirem o mesmo caminho. Com esta mais recente adição, a CWA afirma que já representa mais de 1.900 trabalhadores dentro da Blizzard.

 

A criação deste sindicato surge, no entanto, num momento particularmente delicado. A Microsoft, empresa-mãe da Blizzard, realizou despedimentos significativos na sua divisão de gaming este verão, cortes que, alegadamente, levaram ao abrandamento do desenvolvimento de Warcraft Rumble.

 

O futuro incerto com o fim do acordo com a Microsoft

 

O crescimento de sindicatos nos estúdios da Microsoft tem sido facilitado por acordos de neutralidade que a empresa assinou com a CWA, primeiro para a Activision Blizzard em 2022 e depois para a ZeniMax em 2024, que respeitam o direito dos trabalhadores à organização. Contudo, o cenário poderá estar prestes a mudar.

 

Segundo o site Aftermath, o acordo de neutralidade que protege os trabalhadores da Activision Blizzard expira já em outubro de 2025, o que poderá dificultar a formação de novos sindicatos no futuro. A Microsoft assinou este acordo inicialmente para tranquilizar os reguladores durante a aquisição da Activision Blizzard, um negócio de 68,7 mil milhões de dólares. Agora, com o processo concluído, a gigante tecnológica poderá ter menos incentivos para manter a mesma postura colaborativa.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech