1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

ataques digitais

O cenário da cibersegurança está a tornar-se cada vez mais perigoso e a tendência é para piorar. O alerta é deixado por Joe Levy, presidente executivo (CEO) da Sophos, que numa entrevista à agência Lusa, sublinha que o volume de ciberataques está num ritmo de aceleração constante. Embora a Inteligência Artificial (IA) seja uma das ferramentas que potencia esta ameaça, também se assume como uma das armas mais importantes para a combater.

Questionado sobre o estado atual dos ciberataques, Joe Levy é direto: "a resposta correta é: sempre maior que ontem". O líder da empresa de cibersegurança, que oferece soluções avançadas como Deteção e Resposta Geridas (MDR), acredita que esta é uma situação que, infelizmente, "deve continuar a acelerar".

A ameaça do cibercrime e a oportunidade do ransomware

Na perspetiva do CEO, "parece haver cada vez mais atividade de cibercriminosos o tempo todo". O crescimento da área de ataque, aliado à crescente complexidade das cadeias de abastecimento globais, cria um terreno fértil para novas oportunidades para os atacantes.

Técnicas como o ransomware, que visam a extorsão através do sequestro de dados, oferecem uma "monetização imediata" após um ataque bem-sucedido, incentivando ainda mais estas práticas. "Infelizmente, devo dizer que isso é algo que temos visto a acelerar e provavelmente deve continuar a acelerar", reforça.

Inteligência Artificial: a faca de dois gumes na cibersegurança

E qual o papel da Inteligência Artificial (IA) neste cenário? "A IA desempenha um papel fundamental nisso", afirma Joe Levy, explicando que existem "boas e más notícias".

A má notícia é que os cibercriminosos já estão a utilizar a IA para aperfeiçoar os seus ataques. "Vemos uma rápida melhoria na sofisticação e na realidade dos ataques de engenharia social", como o 'phishing', que manipula as vítimas para fornecerem dados confidenciais. Embora a engenharia social não seja uma novidade, a IA veio "melhorar o seu desempenho".

Por outro lado, a boa notícia é que a IA também está a ser usada "para melhorar as defesas, para melhorar a descoberta de vulnerabilidades no 'software' e para encontrar pontos fracos". No final, resume o CEO da Sophos, "é uma corrida ao armamento, como sempre foi e agora está hiperacelerada pela disponibilidade da IA".

A Sophos em Portugal

A Sophos, sediada no Reino Unido, tem uma presença consolidada em Portugal, onde conta com cerca de 4.000 clientes. A empresa entrou no mercado nacional há aproximadamente 16 anos, através de uma rede de parceiros. Atualmente, a operação é gerida por uma equipa ibérica integrada, composta por 52 pessoas, que serve tanto Portugal como Espanha como uma única região.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech