
A Meta anunciou um novo conjunto de ferramentas destinadas a proteger os utilizadores do WhatsApp e do Messenger contra potenciais esquemas fraudulentos e a reforçar a segurança das suas contas. As novidades apostam na deteção proativa de ameaças e em novos alertas para consciencializar os utilizadores para os perigos online.
Detetor de burlas com IA chega ao Messenger
No Messenger, a empresa começou a testar um sistema mais avançado de deteção de burlas para conversas suspeitas. A ferramenta irá alertar os utilizadores sempre que um novo contacto enviar uma mensagem potencialmente fraudulenta. Caso o utilizador suspeite, terá a opção de enviar as mensagens recentes para uma análise de IA, que procurará por sinais de fraude.
Quando uma potencial burla é identificada, o utilizador recebe um alerta com mais informações sobre os esquemas mais comuns e um conjunto de ações sugeridas, como bloquear ou denunciar o remetente. "Se uma potencial burla for detetada, receberá mais informações sobre burlas comuns e sugeriremos ações, incluindo o bloqueio ou a denúncia da conta suspeita," explicou a Meta no seu blog oficial.
Esta funcionalidade vem ativada por defeito, mas pode ser desativada a qualquer momento nas "Definições de Privacidade e Segurança", desmarcando a opção "Deteção de burlas".

WhatsApp com novos alertas de segurança
Para o WhatsApp, a Meta está a introduzir novos avisos que surgem ao iniciar uma videochamada com um contacto desconhecido. Estes alertas aconselham os utilizadores a partilharem o seu ecrã apenas com pessoas em quem confiam.
"Sabemos que os burlões podem pressionar os seus alvos a partilhar o ecrã para os enganar e levá-los a revelar informações sensíveis, incluindo detalhes bancários ou códigos de verificação. Com esta nova ferramenta, damos aos nossos utilizadores mais contexto para detetar e evitar burlas", acrescentou a empresa.
Esta medida complementa outras funcionalidades de segurança já implementadas, como o "resumo de segurança" que aparece quando um utilizador é adicionado a um grupo por contactos desconhecidos, fornecendo detalhes sobre a criação do grupo e como controlar quem o pode adicionar.
Luta contínua contra o cibercrime
Estas novidades surgem num contexto de um esforço contínuo da Meta para combater a fraude nas suas plataformas. A empresa revelou que, desde o início do ano, desativou quase 8 milhões de contas ligadas a centros de burla em países como o Laos, Camboja, Mianmar, Emirados Árabes Unidos e Filipinas. Além disso, removeu mais de 21.000 páginas e contas que se faziam passar pelo suporte ao cliente para enganar as vítimas.











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