
A Uber está a preparar-se para lançar o seu próprio serviço de robotáxis, marcando uma nova fase na sua estratégia para a condução autónoma. O serviço tem arranque previsto para 2026 na Bay Area, nos Estados Unidos, e contará com uma frota de veículos elétricos da Lucid, equipados com a tecnologia de condução autónoma da Nuro.
Este movimento representa um investimento significativo da Uber, que irá deter e operar totalmente o serviço. A frota será composta por SUVs Lucid Gravity, que utilizarão o sistema de autonomia de Nível 4 Nuro Driver. As viagens serão requisitadas exclusivamente através da aplicação da Uber.
Segurança é a prioridade antes do lançamento
Antes da estreia ao público, as empresas estão a desenvolver uma "Frota de Testes de Engenharia" com mais de 100 robotáxis para realizar uma validação exaustiva da segurança. Segundo a Uber, a Nuro ficará responsável pelo desenvolvimento e validação de todos os parâmetros de segurança, recorrendo a simulações, testes em circuito fechado e condução supervisionada em estradas públicas para garantir que o serviço opera sem riscos.
Desde que vendeu a sua divisão de condução autónoma em 2020, a Uber tem apostado em parcerias com diversas empresas do setor. Só em 2025, a empresa estabeleceu acordos com a Waymo em Austin e Atlanta, anunciou planos com a Momenta na Europa e uma parceria com a Volkswagen para utilizar as suas ID.Buzz autónomas. Este novo projeto com a Lucid e a Nuro solidifica a sua aposta na tecnologia de condução sem condutor.
"A Bay Area tem sido o berço de tecnologias transformadoras, e é justo que o programa de robotáxis de nova geração da Uber com a Lucid e a Nuro comece aqui", afirmou Sachin Kansal, Chief Product Officer da Uber. "Ao combinar a experiência em veículos elétricos, autonomia e transporte, estamos a criar as bases para viagens autónomas seguras e escaláveis na Bay Area e mais além."











Nenhum comentário
Seja o primeiro!