
A Microsoft resolveu um bug irritante que estava a assustar os utilizadores empresariais do Windows 10. Após a instalação das atualizações de outubro de 2025, muitos computadores começaram a exibir uma mensagem nas Definições do Windows Update a avisar que "A sua versão do Windows chegou ao fim do suporte".
O problema é que este aviso estava a aparecer incorretamente em dispositivos que ainda tinham cobertura de segurança ativa, como máquinas com licenças ESU (Atualizações de Segurança Alargadas) ou versões LTSC ainda suportadas. A empresa confirmou na semana passada que se tratava apenas de um "problema cosmético" e que, apesar do aviso, todos os dispositivos afetados continuavam a receber as atualizações de segurança.
A correção definitiva na primeira ESU
Esta terça-feira, 11 de novembro, a Microsoft lançou a primeira atualização paga (ESU) para o Windows 10, a KB5068781, que aborda este bug para todos os clientes inscritos no programa.
"Este problema foi resolvido pelas atualizações do Windows lançadas a 11 de novembro de 2025 (KB5068781) e atualizações posteriores", afirmou a Microsoft. "Recomendamos que instale a atualização mais recente para o seu dispositivo, pois contém melhorias importantes e resoluções de problemas, incluindo esta."
Quem foi afetado pelo bug?
O falso aviso de fim de suporte estava a impactar dispositivos com Windows 10 22H2 (edições Pro, Education ou Enterprise) inscritos no programa ESU, bem como o Windows 10 Enterprise LTSC 2021 e o Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021. Estas últimas versões têm suporte garantido até janeiro de 2029 e janeiro de 2032, respetivamente.
Embora a Microsoft já tivesse tentado implementar uma correção através de uma atualização de configuração na nuvem (OneSettings), admitiu que alguns PCs poderiam não a receber (por exemplo, se estivessem offline, tivessem downloads do OneSettings bloqueados por política de grupo ou firewalls restritivas).
Para os administradores de TI que não pudessem implementar imediatamente a nova atualização cumulativa, a empresa também disponibilizou uma política de grupo (KIR - Known Issue Rollback) para remover as mensagens incorretas em dispositivos geridos.
Recorde-se que o Windows 10 chegou ao fim do suporte oficial a 14 de outubro de 2025. Antes de lançar a KB5068781, a Microsoft já tinha tido de lançar uma atualização de emergência (KB5071959) para corrigir um bug distinto que impedia alguns sistemas de se inscreverem corretamente no programa ESU.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!