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Hytale

Depois de uma longa travessia no deserto e de incertezas sobre o seu futuro, o aguardado jogo de aventura em mundo aberto tem finalmente uma data para chegar aos jogadores. A Hypixel Studios confirmou que o acesso antecipado de Hytale arranca no dia 13 de janeiro, com as pré-encomendas a abrirem um mês antes, a 13 de dezembro.

O título estará disponível para PC através da Steam e terá um custo de 20 dólares (aproximadamente 19 euros à taxa de câmbio atual). No entanto, a equipa de desenvolvimento faz questão de moderar as expectativas: o que aí vem não é um produto acabado.

Honestidade brutal sobre o estado do jogo

Ao contrário de muitos lançamentos que prometem mundos e fundos em fases beta, a Hypixel Studios está a ser transparente sobre a condição atual do projeto. Trata-se de uma verdadeira versão de acesso antecipado, o que significa que os jogadores devem esperar encontrar bugs e funcionalidades incompletas.

A mensagem é clara: o jogo "ainda está muito inacabado". Simon Collins-Laflamme, cofundador do estúdio, foi ainda mais longe numa declaração recente, afirmando categoricamente: "Eu não acho que o jogo seja bom ainda". Esta honestidade serve de aviso para quem espera uma experiência polida logo no primeiro dia, embora a equipa garanta estar comprometida em aperfeiçoar o título ao longo do tempo.

Para quem não tem acompanhado o percurso, Hytale é um jogo de aventura que, visualmente, retira muita inspiração do Minecraft, mas que promete uma profundidade de RPG e ferramentas de criação robustas. O projeto está em desenvolvimento desde 2015 e tem sido seguido de perto por uma comunidade fiel.

Uma novela de bastidores com final feliz

O caminho até este lançamento não foi linear. A história do desenvolvimento de Hytale tem contornos de drama corporativo, marcado pela aquisição do estúdio pela Riot Games em 2020. A intenção original era dar recursos à equipa para continuar o trabalho, mas a relação azedou. A gigante por trás de League of Legends acabou por encerrar a Hypixel Studios no início deste ano, colocando um ponto final no desenvolvimento.

Contra todas as probabilidades, esse não foi o fim. A liderança da Hypixel conseguiu assegurar financiamento para comprar os direitos do jogo de volta à Riot, ressuscitando o projeto. Num movimento de "flex" impressionante, a empresa recontratou grande parte da equipa afetada pelo encerramento e, apenas um dia após anunciar a aquisição, revelou novas imagens do jogo em ação, conforme partilhado na conta oficial no X (antigo Twitter).

Apesar de o produto que chegará em janeiro não estar polido, o simples facto de o jogo ver a luz do dia é uma vitória para a equipa e para os fãs que esperam há quase uma década.




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