1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Nvidia logo com nota de 20 euros

Desde novembro que o mercado de componentes para PC tem atravessado uma fase turbulenta, marcada por uma subida vertiginosa nos preços da memória RAM. O que deveria ser uma tecnologia a ficar mais acessível com a maturação, tornou-se num pesadelo para os consumidores, com aumentos que chegaram a triplicar ou quadruplicar o valor habitual em questão de dias.

Esta escalada de preços afetou não só a memória de sistema, levando muitos utilizadores a regressar às antigas DDR4 e até DDR3 para conseguirem ter computadores funcionais, como ameaçou alastrar-se a outros componentes vitais, nomeadamente as placas gráficas. No entanto, num cenário onde a inflação dos componentes parecia inevitável para o início de 2026, a NVIDIA decidiu intervir para acalmar os ânimos.

Absorver custos para proteger o consumidor

A gigante das gráficas anunciou que está a fazer todos os possíveis para evitar que o aumento nos custos de produção se reflita na carteira dos jogadores. Apesar da escassez e do preço elevado das memórias GDDR6 e GDDR7, a empresa afirmou que está disposta a "absorver" estes custos adicionais temporariamente.

Segundo relatórios da indústria, a marca verde está a adiar o aumento de preços durante mais tempo do que os seus concorrentes, trabalhando diretamente com os parceiros para garantir que o fornecimento de memória continua a fluir. É importante notar que a crise não afeta apenas a memória HBM usada em Inteligência Artificial, mas todo o espectro de DRAM e NAND Flash, com impacto direto em SSDs, portáteis e telemóveis.

Rumores de cancelamento são exagerados

Recentemente, circularam rumores preocupantes de que a empresa estaria a planear descontinuar vários modelos de jogo, como as RTX 5090 ou RTX 5060, para focar a produção inteiramente em chips para IA. Estas especulações ganharam força com a narrativa de que a prioridade seria o mercado empresarial, deixando os jogadores para segundo plano.

Contudo, estas informações foram agora categoricamente desmentidas. A procura pelas placas da série RTX 50 continua muito elevada e a produção mantém-se estável. Para reforçar esta posição, a ASUS confirmou que nenhum modelo da atual geração chegou ao fim da sua vida útil (EOL).

De acordo com o relatório exclusivo da Wccftech, não existem alterações na forma como a fabricante gere o stock das suas gráficas de consumo. Embora não se saiba até quando será possível manter os preços atuais dada a volatilidade do mercado de memórias, para já, a estratégia passa por manter as prateleiras abastecidas e evitar cortes na produção até à chegada de eventuais modelos "SUPER".




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech