
A Samsung continua a expandir as funcionalidades da sua carteira digital, transformando os smartphones Galaxy em verdadeiras ferramentas multifunções para o dia a dia. A mais recente novidade recai sobre a parceria com a gigante japonesa automóvel, permitindo agora que os proprietários de determinados modelos criem uma Chave Digital diretamente no telemóvel.
Esta funcionalidade, que tem vindo a ser implementada gradualmente ao longo dos últimos anos, permite trancar, destrancar e ligar a viatura sem a necessidade de uma chave física tradicional. Embora a Samsung tenha lançado a plataforma Wallet há já algum tempo para armazenar métodos de pagamento e cartões de identificação, a compatibilidade com veículos tem crescido a um ritmo mais ponderado.
Uma expansão gradual da compatibilidade
A introdução do suporte para a Toyota marca mais um passo na estratégia da marca sul-coreana. Relembrando o percurso recente, o suporte para veículos selecionados da Audi chegou no final de 2024, enquanto o ano de 2025 ficou marcado pela inclusão de modelos da Volvo, Polestar e Mercedes Benz. Agora, o foco vira-se para o Toyota RAV4 de 2026.

Para usufruir desta tecnologia, não basta ter o carro certo; é necessário possuir um smartphone compatível que suporte tecnologias de Banda Ultra Larga (UWB) e Comunicação de Campo Próximo (NFC). O comunicado menciona especificamente equipamentos como o Galaxy S25 Ultra como exemplo de dispositivos preparados para esta função. Uma vez configurada a chave na aplicação, o utilizador ganha a liberdade de gerir o acesso ao veículo apenas com o telemóvel.
Segurança e partilha facilitada em Portugal
Além da conveniência de deixar as chaves em casa, o sistema oferece funcionalidades de partilha pensadas para famílias. É possível enviar a chave digital a contactos de confiança, facilitando o uso do carro por vários membros do agregado familiar, com a possibilidade de revogar ou atualizar esse acesso a qualquer momento. Em caso de perda do smartphone, o serviço Samsung Find permite bloquear ou apagar a chave remotamente. Toda a informação sensível é protegida biometricamente ou por PIN e guardada localmente através da plataforma de segurança Samsung Knox.
A funcionalidade começará a ser disponibilizada este mês nos Estados Unidos, Canadá e México. A boa notícia para os condutores nacionais é que a expansão europeia está confirmada e inclui Portugal, juntamente com outros países como Espanha, França e Alemanha, seguindo o calendário de lançamento dos veículos Toyota suportados, segundo indica a Samsung Newsroom.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!