1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

OpenAI logo

Gerir equipas humanas é difícil, mas gerir agentes de Inteligência Artificial está a revelar-se um desafio igualmente complexo. Para responder a esta necessidade crescente, foi agora lançada a OpenAI Frontier, uma nova plataforma desenhada para ajudar as empresas a construir, implementar e gerir agentes de IA, mesmo aqueles que não foram desenvolvidos pela própria criadora do ChatGPT.

A descrição do serviço sugere algo muito semelhante a um departamento de Recursos Humanos, mas dedicado exclusivamente a "funcionários" digitais. Segundo a empresa, o Frontier oferece aos agentes as mesmas competências que as pessoas necessitam para ter sucesso no trabalho: contexto partilhado, processos de onboarding, aprendizagem prática com feedback e, crucialmente, permissões e limites claros. A inspiração para este produto surgiu, curiosamente, da observação de como as grandes empresas já escalam as suas equipas humanas.

Uma camada de gestão unificada

O Frontier funciona como uma "interface de agente", explica Barret Zoph, diretor-geral para B2B da empresa. Atualmente, muitas organizações correm agentes de IA sobre as ferramentas que já utilizam, o que resulta frequentemente em fluxos de trabalho desconexos e dados isolados em silos. O Frontier pretende colocar-se acima dessa confusão para criar um "contexto de negócio partilhado", ligando os agentes a tudo o que precisam para comunicar e operar eficazmente.

Estas ligações significam que os agentes podem operar através de diferentes ambientes, mantendo a segurança. A plataforma permite aos utilizadores definir fronteiras, tornando possível a utilização destes bots em ambientes sensíveis e regulados com maior confiança. Além disso, o sistema facilitará às equipas humanas a "contratação de colegas de IA" para tarefas específicas, como a execução de código ou análise de dados. Estes agentes terão a capacidade de "construir memórias" e ser avaliados pelos trabalhadores humanos, tornando-se mais úteis ao longo do tempo.

Disponibilidade e a "guerra" dos agentes

A plataforma está disponível a partir de hoje, mas apenas para um "conjunto limitado de clientes", com uma expansão prevista para os próximos meses. Empresas como a Intuit, State Farm, Thermo Fisher e Uber estão entre as primeiras a adotar o sistema. Quanto ao preço, Denise Dresser, diretora de receitas, optou por não divulgar valores nesta fase.

O objetivo final parece ser a criação de uma plataforma centralizadora. Fidji Simo, CEO de Aplicações da empresa, prevê que, até ao final do ano, a maior parte do trabalho digital nas grandes empresas será dirigido por pessoas e executado por "frotas de agentes". O Frontier aposta em padrões abertos, podendo gerir agentes criados pela própria empresa, pelos clientes ou por outras tecnológicas.

Este lançamento surge num momento em que a indústria procura provar a utilidade real destas ferramentas e justificar os investimentos massivos. O Frontier posiciona-se como uma resposta direta ao Agent 365 da Microsoft e à concorrência da Anthropic, cujas ferramentas Claude Cowork e Claude Code têm agitado o mercado recentemente.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech