1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Stellantis

A transição para a mobilidade elétrica na Europa acaba de sofrer um revés significativo. A Automotive Cells Company (ACC), a conhecida joint-venture que reúne gigantes como a Stellantis, a Mercedes-Benz e a TotalEnergies, confirmou o abandono definitivo dos planos para a construção de novas unidades de produção em Itália e na Alemanha. A decisão reflete o arrefecimento da procura no mercado de veículos elétricos e os desafios financeiros que as fabricantes enfrentam atualmente.

O fim de um plano ambicioso

A confirmação do cancelamento chegou através do sindicato italiano de metalúrgicos UILM, após uma reunião com a direção da empresa. O plano original, traçado em 2020, previa a criação de três grandes linhas de produção na Europa — França, Itália e Alemanha — cada uma com capacidade para 8 GWh anuais. No entanto, apenas a fábrica francesa permanecerá ativa nos moldes previstos.

Os projetos para as gigafábricas de Termoli (Itália) e Kaiserslautern (Alemanha) já se encontravam suspensos desde maio de 2024. Na altura, a pausa foi justificada com a necessidade de rever o plano de negócios face à estagnação na venda de carros elétricos e aos elevados custos de fabrico das baterias. Agora, a ACC admite que é "improvável" reunir os pré-requisitos necessários para retomar estas construções, optando por analisar cenários alternativos para o futuro destas localizações.

Stellantis ajusta contas com a realidade

Para a Stellantis, o maior acionista desta parceria, esta decisão insere-se num contexto de profunda reestruturação financeira. O grupo automóvel anunciou recentemente imparidades no valor de 22 mil milhões de euros, grande parte das quais atribuídas diretamente aos custos e ajustes da transição para a mobilidade elétrica.

Deste montante colossal, cerca de 2,1 mil milhões de euros referem-se especificamente ao redimensionamento da cadeia de abastecimento, o que inclui o encerramento ou redução de projetos de baterias como estes. A estratégia da Stellantis passa agora por uma gestão mais cautelosa dos recursos, tendo já anunciado também a venda da sua participação de 49% na NextStar Energy à parceira LG Energy Solution, numa tentativa de equilibrar as contas num mercado cada vez mais volátil.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech