
A Microsoft acaba de oficializar a existência do Windows 11 26H1, mas antes que corras para as definições do teu computador à procura de atualizações, há uma notícia importante: esta versão quase de certeza que não é para ti. Numa jogada estratégica, a gigante tecnológica decidiu separar as águas, destinando este lançamento a um nicho muito específico de hardware, deixando a grande maioria dos utilizadores a aguardar por novidades futuras.
Ao contrário do habitual ciclo de atualizações anuais que abrange todo o ecossistema, a versão 26H1 surge como uma "release" de plataforma focada no suporte a novas tecnologias de processamento, especificamente para a arquitetura ARM.
Um lançamento focado no hardware
A nova versão foi desenhada a pensar na próxima geração de dispositivos. Segundo a empresa, o Windows 11 26H1 será enviado exclusivamente em novos equipamentos que venham equipados com processadores Snapdragon X2 e, possivelmente, outros chips ARM que estejam na calha. A Qualcomm e outros fabricantes de hardware (IHVs) trabalharam diretamente com a Microsoft para otimizar este software, garantindo que o sistema operativo tira o máximo partido das inovações destes novos chips, seja em termos de desempenho ou de eficiência energética.
Isto significa que a atualização não será disponibilizada através dos canais habituais do Windows Update para os computadores que já tens em casa ou no escritório. É uma versão que vem pré-instalada de fábrica nestas novas máquinas e que serve como base para suportar a arquitetura mais recente.
O que acontece aos computadores atuais?
Se tens um PC com processador Intel ou AMD, ou mesmo um modelo ARM mais antigo, não há motivo para alarme nem ficas para trás em termos de funcionalidades críticas. A empresa de Redmond esclarece que o Windows continuará a seguir o seu ritmo de atualização anual. Embora a 26H1 seja exclusiva para o novo hardware, a versão 26H2 está prevista para chegar mais tarde, englobando todas as outras máquinas e trazendo as novidades funcionais para todos.
Para as empresas e departamentos de TI, a mensagem é de tranquilidade: não é necessário pausar a compra de equipamentos ou alterar os planos de implementação dos sistemas atuais (como a versão 24H2 ou 25H2). Tal como explicado no blog oficial para profissionais de TI, esta fragmentação momentânea serve apenas para garantir que os novos processadores chegam ao mercado com o suporte de software adequado, sem penalizar a estabilidade do parque informático existente.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!