
A Apple começou a testar mensagens RCS com encriptação ponta a ponta (E2EE) na versão beta para programadores do iOS 26.4, lançada esta segunda-feira. O objetivo destas alterações, anunciadas no ano passado, passa por permitir que os utilizadores de iPhone e de Android consigam comunicar entre plataformas de forma totalmente segura.
Testes limitados e lançamento faseado
Nesta fase inicial de implementação, a encriptação nas mensagens RCS está restrita aos equipamentos da própria marca. A empresa confirmou que a funcionalidade ainda não pode ser testada em conjunto com outras plataformas móveis. Além disso, a chegada definitiva da segurança reforçada não vai acontecer de imediato com a versão pública do iOS 26.4. A estreia oficial para todos os utilizadores fica reservada para uma atualização futura, segundo a informação partilhada nas notas de lançamento da Apple.
O caminho para a segurança multiplataforma
O protocolo RCS melhora de forma significativa a experiência de troca de mensagens entre diferentes ecossistemas, mas a encriptação partilhada era até agora uma das falhas mais notórias. Em setembro de 2024, a GSM Association, que ajuda no desenvolvimento da tecnologia, já tinha anunciado que estava a trabalhar na implementação de mensagens E2EE, definindo-o como o próximo grande marco para o RCS Universal Profile. Seguindo esta evolução técnica, em março de 2025, a tecnológica de Cupertino garantiu que iria suportar as mensagens com este nível de proteção no iOS, iPadOS, macOS e watchOS.
A par dos avanços nas mensagens, a primeira versão beta do iOS 26.4 introduz também uma novidade para o consumo de conteúdos multimédia, oferecendo aos utilizadores a capacidade de alternar de forma totalmente transparente entre os formatos de áudio e vídeo durante a reprodução de podcasts.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!