
Os utilizadores de equipamentos Android vão receber uma nova funcionalidade dedicada a salvaguardar os ficheiros locais, com o suporte direto do Google Drive. De acordo com as notas de lançamento mais recentes dos serviços do Google Play, na versão 26.06, esta novidade guarda automaticamente os documentos descarregados para a nuvem. Desta forma, os ficheiros ficam seguros e acessíveis a partir de qualquer outro dispositivo associado à mesma conta.
Como funciona a nova salvaguarda do Google Drive
Esta ferramenta atua de forma silenciosa em segundo plano, focando-se na típica pasta de transferências do telemóvel ou tablet. O mecanismo assemelha-se bastante àquilo que a aplicação do Google Drive para computador já faz no Mac e no Windows. É importante sublinhar que esta função é independente da tradicional cópia de segurança do sistema, que já guarda dados de aplicações, histórico de chamadas, contactos, definições do equipamento e mensagens.
Uma proteção extra para os teus documentos
Embora os detalhes exatos da sua implementação ainda não sejam conhecidos, a abordagem mais simples passaria por carregar cada ficheiro descarregado para uma nova pasta equivalente no Google Drive. Se tiveres vários equipamentos, essa pasta poderá até adotar o nome do dispositivo em questão. Uma alternativa mais complexa passaria por manter uma única pasta de transferências sincronizada entre todos os aparelhos, conforme refere o 9to5Google.
A opção encontra-se listada na secção de utilitários da versão 26.06 dos serviços da Google. Como acontece habitualmente neste tipo de novidades integradas nas notas de lançamento, a chegada a todos os utilizadores levará algum tempo. Esta é uma adição útil, visto que muitas pessoas descarregam ficheiros importantes, como documentos em formato PDF, para o seu telemóvel principal e acabam por ter apenas essa cópia local, ao contrário das imagens e vídeos que habitualmente já são salvaguardados de imediato no Google Photos.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!