1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Bloco de Notas do Windows

A Microsoft está a testar a integração nativa de imagens no Bloco de Notas do Windows 11. Esta novidade faz parte da expansão do suporte a Markdown no editor clássico e foi desenhada para ter um impacto mínimo no desempenho do teu computador, de acordo com as informações partilhadas pelo portal Windows Latest.

O fim do texto simples e a herança do WordPad

A introdução de conteúdos visuais marca uma viragem importante para o conhecido utilitário. Com a descontinuação do WordPad, o Bloco de Notas parece estar a preencher o espaço deixado vazio, mas com uma abordagem bem diferente. Em vez de se focar em ser um processador de texto básico, a ferramenta está a direcionar-se para a produtividade técnica e para a estruturação de dados.

A adição de formatação como negrito, itálico e, agora, imagens, coloca o editor como uma alternativa real para documentação técnica rápida e para quem necessita de um editor de notas leve e compatível com os padrões modernos da web.

suporte a imagens no bloco de notas

Desempenho intacto e opções para os mais puristas

Um dos grandes receios com a adição de novas funcionalidades é a perda da rapidez característica do programa. No entanto, a implementação das imagens através da linguagem Markdown garante que a velocidade de abertura dos ficheiros não é comprometida. Os testes em versões internas confirmam que a aplicação mantém a sua resposta instantânea. Evidências desta novidade foram descobertas no programa Insider, onde um botão dedicado a imagens surgiu em materiais promocionais, estando o lançamento previsto para os próximos meses.

Para os utilizadores que preferem a experiência tradicional e minimalista, será possível desativar o suporte a imagens e a outras formatações mais avançadas diretamente nas definições da aplicação. Paralelamente às novidades do editor, a empresa detalhou também os processadores suportados para a futura versão 26H1 do sistema operativo, indicando que inicialmente apenas os chips Qualcomm Snapdragon X2 terão suporte garantido, com a possibilidade de os modelos NVIDIA N1 e N1X serem adicionados posteriormente à lista.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech