1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

A plataforma Blogetery.com foi encerrada pelo FBI a 9 de Julho. Mais de 70 mil blogues ficaram desativados. O FBI, que exigiu o fecho o serviço no seguimento de uma operação de combate ao terrorismo, promete devolver os blogues aos respetivos donos.

O FBI ordenou junto do serviço de alojamento de sites Burst.net que "desligasse" a plataforma Blogetery.com, devido à deteção de links para sites que ensinavam como produzir bombas e listavam várias personalidades dos EUA que a Al Qaeda já havia classificado como alvos a abater.

A polícia dos EUA já anunciou que pretende devolver toda a informação contida nos mais de 70 mil blogues suportados pela Blogetery.com, mas a plataforma de criação de blogues canadiana não se conforma e já informou que não pretende voltar a usar o serviço de alojamento de sites e portais da Burst.net (que opera a partir dos EUA).

Em contrapartida, a Burst.net lembra que acatou a ordem do FBI porque, alegadamente, já havia alertado, por mais de uma vez, o responsável da Blogetery.com para a presença de conteúdos ilícitos.

A Burst.net sublinha que, no passado, a Blogetery.com demorou a responder aos alertas e a remover os conteúdos considerados ofensivos ou ilícitos, pelo que desta vez não houve contemplações.

Resta saber qual o impacto que o caso poderá ter na imagem do FBI. A lei dos EUA permite que as polícias exijam a remoção de conteúdos da Internet sempre que as vidas de concidadãos estão em perigo. Acontece que esta prerrogativa, que dispensa a intervenção de um Juiz, já suscitou polémica por mais de uma vez no passado, recorda um texto da Cnet.

Alexander Yusupov, dono da Blogetery.com, já admitiu recorrer à justiça para ser compensado pelos eventuais danos na imagem e pelo ato censório de que a Blogetery.com foi alvo.

O caso, que pode ser paradigmático do difícil equilíbrio entre liberdade de expressão e luta contraf o terrorismo, promete mais capítulos para breve.

Fonte: Exame Informática







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech